História do Boticário – Como surgiu a empresa? Investimentos e Produtos

História Boticário

A História do Boticário que é um dos maiores grupos empresariais do ramo de cosméticos do Brasil, dona de marcas como O Boticário, The Beauty Box, Eudora, Quem Disse, Berenice? e Vult, uma de suas últimas aquisições.

A empresa possui polo próprio de pesquisa e desenvolvimento, bem como de produção. Além disso, vende seus produtos em lojas próprias e por consultoras.

Justamente por ser uma empresa de grande porte ela oferece oportunidades de trabalho para perfis variados, desde vagas operacionais, para profissionais graduados e também para revendedoras, entre outros perfis.

Como surgiu a empresa?

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A empresa foi fundada em 1977 pelo bioquímico Miguel Krigsner, que havia acabado de se formar. Na época o negócio era uma pequena farmácia de manipulação aberta no centro de Curitiba, no Paraná.

Ao abrir o negócio, Krigsner quis fazer uma homenagem aos antigos farmacêuticos que manipulavam os medicamentos, criando-os de maneira artesanal, quase como mágica. É daí que vem o nome O Boticário.

Curiosamente, a farmácia de manipulação tinha um foco específico: medicamentos dermatológicos. Na época, Krigsner chegou a criar produtos exclusivos para suas clientes usando uma batedeira de bolo.

Não demorou para que as fórmulas originais da farmácia ganhassem fama por Curitiba, o que ajudou a aumentar os negócios e acelerou o crescimento da empresa.

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Crescimento pós-fundação

No ano de 1979, Krigsner conheceu Silvio Santos (sim, o dono do canal televisivo SBT). Na época, o empresário tinha planos de abrir uma marca de perfumaria, mas desistiu.

Então, Silvio Santos ofereceu a Krigsner 60 mil frascos de ânfora que havia comprado e não utilizaria mais. O bioquímico não tinha dinheiro para a compra e nem espaço para armazenar os produtos, mas fechou negócio: se não conseguisse pagar a ânfora, iria devolvê-la totalmente ao antigo dono.

Foi a partir disso que o primeiro perfume da marca foi criado, o Acqua Fresca. Krigsner criou uma fragrância leve e suave, porém com personalidade, e utilizou a ânfora como embalagem.

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O resultado foi tão certeiro, que o Acqua Fresca se tornou o perfume mais vendido do Brasil na época. O produto teve lançamento no exterior e chegou ao título de segunda fragrância mais vendida no mundo.

Essa tremenda popularidade fez com que a empresa abrisse outra loja (no Aeroporto Internacional de Curitiba) e iniciou seu processo de expansão por meio de franquias.

Em 1982, a empresa toma uma de suas maiores e principais decisões: abre sua primeira fábrica, localizada no interior do Paraná, especificamente em São José dos Pinhais.

A partir de então, a empresa investiu pesado na criação de fragrâncias, como a icônica Thaty, que fez sucesso entre as adolescentes e até hoje é um dos perfumes mais vendidos da marca.

Expansão e responsabilidade ambiental

No ano de 1990, a empresa cria a Fundação Grupo Boticário, que é uma instituição privada voltada à preservação da natureza do país. A cada perfume vendido, a fundação planta uma árvore. Foi a partir disso que a empresa começou a se envolver com questões ambientais.

Em 2010, funda o Grupo Boticário, reunindo marcas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box, que estão presentes nos principais shoppings do país.

No início de 2018, o Grupo comprou a Vult, famosa marca de maquiagens vendidas a preços populares. A transação, cujo valor estimado é de R$ 80 milhões, fez com que a empresa se tornasse o segundo maior grupo de maquiagem do Brasil, perdendo apenas para a Natura.

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Investimento em produtos e estrutura própria

Hoje, a empresa é uma das que mais investe em produtos e estrutura própria no país, gerando milhares de empregos. O Grupo possui infraestrutura para desenvolvimento de produtos, fabricação, logística, marketing e operação robusta de venda.

Somente as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box possuem 4 mil pontos de venda próprios em 1750 cidades, além de ter ações de venda direta com revendedoras e e-commerce.

Hoje, os produtos da marca chegam a 12 países e o Grupo tem escritórios na Colômbia e em Portugal, com planos de expansão do alcance da empresa e suas marcas.

Por isso não é de se estranhar que tanta gente se interesse por trabalhar na empresa, que oferece uma sólida oportunidade de ascensão profissional. Hoje, ela possui mais de 10 mil colaboradores, com perspectiva de aumentar esse número com seu crescimento.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
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