História da Tupperware – Como surgiu? Produtos e Curiosidades da Empresa

bea tupperware itens

A Tupperware é uma empresa bastante antiga e reconhecida mundialmente por seus produtos plásticos para armazenamento e conservação de alimentos. A marca virou sinônimo de ” potes plásticos”, é muito comum que as pessoas chamem qualquer similar por esse nome, mesmo não se tratando da própria marca em si.

A Tupperware foi uma das primeiras marcas do mundo a vender seus produtos porta a porta. Para ser uma revendedora é necessário preencher um cadastro, enviar os documentos e não ter nenhuma restrição no nome.

Como surgiu a Tupperware?

A Tupperware foi fundada nos anos 40 pelo Engenheiro Earl Tupper que resolveu usar uma matéria prima melhor do que a plástica para produzir os recipientes. Então, a escolha foi os polímeros caros, um material leve, flexível e que não quebra facilmente.

A estratégia de vendas porta a porta foi criada em 1950, onde a diretoria da empresa percebeu que essa seria a forma mais certeira para o sucesso da marca. Foi assim que eles começaram a fazer reuniões de demonstração de qualidade dos produtos

Esse sistema deu muito certo e até hoje, milhões de pessoas são convidadas por ano em mais de 100 Países para ver a demonstração dos produtos da Tupperware.

O sucesso da empresa começou de fato nos anos 60, na sua primeira demonstração na Inglaterra. A aceitação foi tão grande que a marca teve que abrir 7 fábricas na Europa e na África do Sul.

Nos anos 70, a Tupperware incentivou a nova fase da mulher que estava indo em busca de trabalho fora do lar. Criou programas de treinamento em vendas e deu incentivos financeiros para elas se tornarem grandes vendedoras.

Nas décadas seguintes, anos 80 e 90, a marca apelou pela sustentabilidade, onde seus produtos são resultados da reciclagem. Além disso, criou programas que ensinam bons hábitos de armazenamento de alimentos.

Desde então, os profissionais designers da companhia atuam para manter o elevado nível de qualidade dos produtos, que não envolve só a funcionalidade, mas também sua durabilidade e estética.

reunião tupperware

Quais os principais produtos da Tupperware?

Todos os produtos da marca são desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas. Todos os anos são lançadas novas linhas com conceitos inovadores, entre eles:

  • Recipientes armazenadores;
  • Recipientes que podem ser aquecidos;
  • Jarras;
  • Afiador de facas;
  • Amassador de batata;
  • Mexedores;
  • Porta bolos;
  • Canecas;
  • Medidores;
  • Copos;
  • Marmitas com divisórias;
  • Espátulas;
  • Todos os utensílios plásticos inimagináveis.

A Tupperware não vende somente produtos, mas sim, um conceito que aproxima os consumidores a cada dia mais com a marca.

Curiosidades da Tupperware

A marca é uma das poucas que possui garantia diante dos produtos, a linha de plástica tem 10 anos e os itens de metal, cristal e têxteis são 2 anos. É justamente por isso que a Tupperware se destaca e conquista os consumidores.

A garantia envolve o encaixe das tampas, rachaduras, peças incompletas, empenados, falhas na gravação e outros detalhes que constam dentro da política de trocas da empresa. Ou seja, o consumidor não vai correr o risco de comprar uma peça com defeito sem que ela seja substituída.

experiência tupperware

No Brasil, a marca só chegou em 1976, ao todo, ela está presente em mais de 100 Países, possui mais de 7 mil colaboradores fixos e fatura mais de 2 bilhões de dólares por ano.

A marca só existe porque o seu criador Earl Tupper veio a falência em 1929 com sua empresa de paisagismo. Foi então, que ele teve a ideia de abrir uma fábrica de plásticos.

Você sabia que a tampa dos potes foram inspirados em uma latinha de tinta? É justamente sua versão à vácuo que mantém a qualidade dos alimentos armazenados e que se tornou o grande sucesso da marca.

As primeiras tentativas de vendas em lojas foram um fracasso, pois as pessoas não entendiam para que serviam os potes, foi assim que os diretores resolverem criar os eventos de demonstração de produtos que é um sucesso até hoje.

Mas, uma das maiores curiosidades da marca é o seu nome. As donas de casa costumam chamar qualquer pote de plástico de Tupperware, entretanto, na realidade isso é apenas um reflexo da marca, pois esse termo em inglês é resultado do nome do seu criador ( Tupper) e a palavra ware ( porcelana), ou seja, não tem uma tradução ao pé da letra.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar