A Jequiti é uma marca nacional de cosméticos e perfumaria relativamente nova, especialmente em comparação às suas principais concorrentes (Natura e O Boticário). No entanto, já possui boa representatividade no mercado, sobretudo por pertencer ao Grupo Silvio Santos.
Trata-se de uma empresa que cresce continuamente e que contrata profissionais de diferentes áreas, sobretudo revendedoras, que são as responsáveis pela comercialização dos produtos da marca.
Fundação da Jequiti
A Jequiti nasceu de um faro empreendedor de Silvio Santos, dono do canal de TV SBT. Em suas viagens com a família pelo exterior notava que sua mulher e seis filhas ficavam especialmente empolgadas com os cosméticos que viam e compravam. Também percebeu que essa vibração se estendia a outras clientes da loja.
Foi justamente aí que pensou: por que não criar uma marca de cosméticos e perfumaria? Sua primeira tentativa foi frustrada. O empresário chegou a fundar a marca Chanson, que contava com equipe de perfumistas argentinos dedicados a criar as fragrâncias da marca.
No entanto, a empreitada foi deixada de lado e Silvio Santos vendeu a empresa, bem como suas fórmulas e embalagens, desistindo temporariamente do sonho da marca própria de cosméticos.
Porém, décadas depois da Chanson, especificamente no ano de 2006, o empresário retoma esse projeto e funda a Jequiti, empresa que hoje possui mais de 700 produtos, abrangendo perfumaria (que é o carro-chefe da marca), maquiagem, itens de cuidados com os cabelos e corpo, linhas masculina e infantil.
Significado do nome Jequiti
O nome Jequiti é uma referência à árvore jequitibá, que tem origem tupi-guarani e significa “gigante da floresta”. A proposta de Silvio Santos era escolher um nome forte, que fizesse uma homenagem à natureza e representasse a marca.
Na prática, isso significa que a Jequiti valoriza a matéria-prima natural brasileira, vive em harmonia com a natureza, preservando-a, além de se mostrar uma empresa forte, poderosa e que tem planos de se tornar gigante no ramo dos cosméticos e perfumaria.
Investimento na empresa
Se em sua primeira tentativa Silvio Santos foi buscar profissionais na Argentina para abrir sua marca de cosméticos e perfumes, com a Jequiti foi diferente. O empresário contratou profissionais brasileiros e investiu pesado em pesquisa e desenvolvimento de produtos no próprio país.
Atualmente, a empresa mantém parcerias com celebridades e influencers que criam produtos próprios para a Jequiti, o que ajudou a aumentar ainda mais a presença da marca no mercado.
Leia também:
Qual o valor mínimo e máximo para pedidos JEQUITI
Sistema de vendas Jequiti
Desde seus primórdios, a Jequiti trabalha com venda direta de seus produtos, tendo como principal forma a comercialização por meio das revendedoras. Ao todo, a empresa tem mais de 170 mil consultoras pelo país.
Como essas revendedoras geralmente também trabalham com outras marcas, a Jequiti adotou um programa especial de benefícios, que conta com a possiblidade de participação no Roda a Roda, do SBT, para ganhar prêmios em dinheiro.
Esse programa tem dado certo e gerado frutos para a Jequiti, que aumenta continuamente seu número de revendedoras, atingindo maior abrangência nacional. Inclusive, para se tornar uma é simples, basta fazer um cadastro inicial no site oficial da marca (https://institucional.jequiti.com.br/seja-uma-consultora).
Além das vendas diretas, a empresa também oferece um canal extra para seus clientes, sua loja on-line, que possui preços similares aos dos catálogos da marca.
Diferenciação pelo preço
Um dos principais diferenciais da Jequiti é o preço de seus produtos, que é mais acessível, especialmente em comparação a outras marcas de venda direta nacionais.
É possível adquirir cosméticos e perfumaria da marca por preços iniciais de cerca de R$10, por exemplo. É justamente esse valor mais em conta que alavancou a marca e a mantém crescendo no mercado.
Para as revendedoras, acaba sendo mais fácil vender produtos da Jequiti devido aos preços praticados pela marca. Além disso, a empresa ainda conta com o apelo de ter celebridades vinculadas ao seu nome, o que auxilia no aumento das vendas.
No caso específico dos produtos infantis, a Jequiti possui licença para vender itens personalizados com imagens de personagens da Disney, o que acaba atraindo as crianças, seus pais, e ampliando a possibilidade de venda.
Por isso, a marca é interessante tanto para o cliente, que consegue comprar cosméticos e perfumes a um preço acessível, como para revendedoras, que têm maior chance de lucro.