No cenário atual de globalização e busca por novas oportunidades de negócios, Portugal se tornou um destino atrativo para os empreendedores brasileiros que decidiram tentar a sorte em outro país. Especialmente no setor de franquias, Portugal oferece um terreno fértil, com muitas marcas consolidadas aparecendo como boas opções de negócios.
Mas como abrir uma franquia em Portugal? Aliás, brasileiros podem abrir esse tipo de negócios por lá? O que é necessário? E em quais franquias é uma boa ideia investir?
Essas perguntas e outras nós te respondemos nos parágrafos a seguir.
Brasileiros podem ter franquia em Portugal?
A resposta é sim. Brasileiros têm a possibilidade de abrir franquias em Portugal, mas para isso necessitam obter o Visto D2, conhecido como o visto para empreendedores.
Esse documento é direcionado aos não-cidadãos europeus que planejam iniciar um negócio no país, exigindo uma justificativa detalhada de como a atividade empresarial beneficiará a economia local.
Como abrir uma franquia em Portugal?
O processo de abertura de uma franquia em Portugal passa por vários passos.
Os tramites iniciam-se com a definição do orçamento disponível pelo empreendedor para o investimento. Após isso é crucial escolher o mercado e a marca com a qual se deseja trabalhar.
Resolvidos esses pontos, é hora de preparar toda a documentação exigida pela franqueadora e encontrar a localização mais adequada para o negócio. Se essas etapas derem certo, o empreendedor deverá assinar o contrato de franquia e, finalmente, usufruir do suporte oferecido pelo franqueador para garantir o sucesso da operação do negócio.
O que é preciso para abrir uma franquia em Portugal?
Abrir uma franquia em Portugal requer um capital inicial compatível com o tipo de franquia escolhida.
Também é fundamental preparar toda a documentação, pessoal e de negócio, exigida pela franqueadora e pelos órgãos públicos do país. Por fim, é imprescindível adquirir conhecimento sobre o sistema tributário português, o qual influenciará diretamente a gestão financeira do negócio.
Documentação e tributação para abrir franquia em Portugal
A documentação básica para a abertura de qualquer negócio em Portugal, inclusive franquias, inclui o NIF (Número de Identificação Fiscal), o registro comercial e o número de Segurança Social, entre outros documentos que podem ser solicitados pela franqueadora.
Quanto à tributação, as franquias estão sujeitas aos seguintes pagamentos:
- IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas): esse imposto varia de 17% a 21% a depender do lucro em euros da empresa;
- Taxa Social Única sobre os salários dos colaboradores: 23,5%
- Derrama municipal: 1,5%;
- IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado): um imposto que varia entre 6%, 13% e 23% a depender do ramo da franquia;
Quanto custa abrir uma franquia em Portugal?
Assim como no Brasil, o investimento inicial para abrir uma franquia em Portugal pode variar muito e depende de diversos fatores como o ramo da empresa, a consolidação da marca, o porte da franquia escolhida, entre outras coisas.
Em geral, os valores para iniciar um negócio de franquia no país oscila entre mil e duzentos mil euros.
É possível abrir uma franquia brasileira em Portugal?
Sim, é possível abrir uma franquia brasileira em Portugal, desde que haja autorização da matriz no Brasil. Vale conversar bastante com a marca brasileira, que já pode ter planos de levar seus produtos ou serviços para o exterior. Se isso for um realidade, tornará a sua proposta muito mais interessante, possivelmente com alguns facilitadores.
Porém, é bom ter em mente que o processo de mover uma operação para o exterior, quando ele ainda não existe no país em questão, irá exigir adaptações e um investimento maior.
Será necessário importar materiais específicos para garantir a manutenção da identidade visual, além de insumos, ingredientes ou outras matérias-primas necessárias para manter os padrões da franquia.
3 ideias de franquias para você abrir em Portugal
JaniKing
Esta franquia é especializada na oferta de serviços de limpeza para estabelecimentos comerciais e outras instituições.
Ela possui flexibilidade operacional, formação contínua e uma carteira de clientes crescente em várias regiões de Portugal.
Casas na Hora
Voltada para o setor imobiliário e turístico, a Casas na Hora em um destaque entre as franquias em Portugal por oferecer uma ampla variedade de serviços relacionados à habitação.
Ela é conhecida pelo baixo investimento inicial requerido.
BodyConcept
Líder no segmento de estética e beleza em Portugal, a BodyConcept apresenta uma gama de serviços inovadores a preços acessíveis, e possui grande popularidade e crescimento estável no mercado português.