Quem é que nunca teve ou tem um par de Havaianas? É possível que poucas sejam as pessoas que respondam que nunca usaram essa marca em seus pés. Essa premissa já é uma das principais vantagens de apostar em uma franquia Havaianas para a sua cidade ou região. Além de lojas, é possível ainda ter um quiosque, que exige investimento e despesas menores.
Conheça a marca Havaianas
A Havaianas é, possivelmente, a marca de chinelos mais conhecida no Brasil, sendo que pertence à empresa Alpargatas, que integra o grupo Itaúsa, a mesma do Itaú Unibanco e da Duratex, por exemplo. Além de participar com 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, a Havaianas comercializa os seus produtos para outros 100 países.
Embora as sandálias de borracha tenham sido lançadas nos anos 60, no Brasil, foi só no início da década de 1990 que ela começou a ganhar status de artigo de moda. Isso foi o resultado de uma estratégia de marketing, desenvolvida para sair do período de crise em que a empresa estava. Para tanto, foi lançado o chinelo de apenas uma cor.
Ao longo dos anos, novos modelos mais sofisticados foram sendo lançados. Além disso, a marca começou a ser associada às celebridades do momento, que usavam o produto. Isso fez com que o público da Havaianas também mudasse. Porém, ainda lá nos anos 60, o seu primeiro chinelo foi inspirado nas sandálias japonesas Zori, produzidas de madeira lascada ou palha de arroz que eram usadas com os quimonos.
Toda essa tradição, agora, está espalhada pelo país em rede de franqueados. A marca é uma das mais procuradas pelos novos empreendedores que buscam nesse modelo de negócio a sua oportunidade para serem donos da sua própria empresa – afinal, é uma empresa com fama internacional, com grande público alvo e com um produto de sucesso.
Gastos médios para ter franquia Havaianas
O valor inicial que deve ser desembolsado para entrar na rede de franquias Havaianas pode varia bastante, sendo que o investimento pode ser de R$75 mil ou chegar a R$800 mil. Isso vai depender, principalmente, do formato da loja, ou seja, se é um estabelecimento na rua, ou em um shopping, ou no modelo quiosque.
Por outro lado, a marca não cobra royalties dos franqueados, isto é, um custo a menos para a sua nova franquia. Já a taxa de franquia fica entre os R$25 mil e os R$45 mil. Outro gasto exigido pela empresa é o de aplicação de 2% do faturamento bruto em marketing local. Quanto ao prazo para o franqueado ter o retorno do investimento costuma ser de dois anos.
Porém, essa é apenas uma média, sendo que vai depender muito do desempenho das vendas de cada unidade. Da mesma forma, acontece com o faturamento mensal, embora seja informada uma média de R$80 mil, enquanto o lucro gira em torno dos 10%.
Como ter uma franquia Havaianas
Para ser um franqueado da Havaianas é preciso enviar a sua proposta com o plano de negócios para a empresa. Para tanto, basta acessar o site oficial da marca e clicar em “Seja um franqueado”, sendo que, além de preencher um formulário com os seus dados pessoais, é preciso fornecer informações sobre o negócio que você pretende abrir.
Também, é solicitado que você faça o download dos Termos e Condições, bem como leia-o e aguarde o contato da empresa. Em geral, as marcas que atuam em formato de franquia avaliam a experiência da pessoa que deseja unir-se a sua empresa, além de avaliar o local onde se quer abrir uma loja.
Esses requisitos são fundamentais para a empresa, afinal, é preciso que haja garantias de que você encaixa-se no perfil necessário e que existem chances reais da sua franquia obter sucesso no mercado. Você, por outro lado, deve saber exatamente o que a rede exige do franqueado, o que ela oferece e tudo o que deve ser feito, para que não ocorram surpresas.
É importante, ainda, escolher para a loja ou para o quiosque um endereço estratégico, em que haja grande fluxo de pessoas, clientes em potencial e que, ao mesmo tempo, ofereça um bom valor de aluguel e seja favorável para a sua logística.
Além do investimento inicial que é preciso para abrir uma loja Havainas, bem como do valor da taxa, é necessário que você possa arcar com as suas contas pessoais nos próximos dois anos, em média. Como foi dito, o retorno pode levar esse período, o que significa que você não vai ter muito lucro, em um primeiro momento (como em qualquer início de negócio).