Franquia de Ótica vale a pena? Veja 3 prós e 3 contras

Franquia de Ótica vale a pena
Franquia de Ótica vale a pena (Imagem: Freepik)

Imagine trabalhar ao mesmo tempo com saúde e moda? Parece a convergência ideal de dois setores super lucrativos. Mas será que atuar com franquia de ótica vale a pena? Quais as pegadinhas? E o que de melhor ele oferece?

Estar ciente dos prós e contras de trabalhar com óticas é o primeiro passo para tomar a decisão de investir ou não. Afinal, por mais que este seja um empreendimento seguro e barato, ainda há muito a ser estudado.

Franquia de Ótica vale a pena
Franquia de Ótica vale a pena (Imagem: Freepik)

Dessa maneira, você poderá avaliar sua situação particular e desejos como empreendedor para decidir se é para você este modelo.

3 prós de uma franquia de ótica

1 – Marca estabelecida

A primeira, e uma das principais, vantagem de investir em uma franquia de ótica é a chance de trabalhar com uma marca conhecida e estabelecida no mercado. O modelo de franquias se destaca especialmente por isso, pois elimina muito da inércia a ser vencida pelo negócio no início de suas atividades.

Esta escolha proporciona uma vantagem competitiva significativa, uma vez que a marca já possui reconhecimento e credibilidade junto ao mercado.

Além disso, as franquias trazem toda a expertise na área de gestão, planejamento e marketing. Esta rede de apoio é forte e confiável, auxiliando empreendedores de primeira viagem na hora de trabalhar a marca em sua praça da maneira mais eficiente.

2 – Setor em crescimento

Trabalhar com óticas é atuar no setor de saúde, muito visado pela sua resiliência independentemente das crises. Afinal, as pessoas sempre precisam deste tipo de atendimento, independentemente das condições externas.

Mas não só isso. O nicho de óticas está em constante crescimento, se destacando mesmo dentro da saúde. Isto porque a saúde visual cada vez mais se torna uma necessidade essencial para pessoas de todas as idades com a deterioração da saúde dos olhos da população por diversos fatores.

Por fim, outro ponto a se levar em conta é o envelhecimento da população e o aumento da conscientização sobre a importância da saúde ocular. Graças a isso há uma demanda crescente por serviços e produtos ópticos de qualidade.

3 – Impacto positivo na comunidade

Claro que trabalhar com saúde vai muito além da perspectiva de lucro e estabilidade. Isto porque decidir investir em uma uma franquia de ótica é optar por fazer a diferença na vida das pessoas.

Afinal, uma ótica fornece muito mais só óculos. Ela também traz para a região serviços de cuidados visuais e a conscientização sobre sua importância. Assim você estará contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus clientes diretos, suas famílias e amigos.

3 contras de uma franquia de ótica

1 – Custos iniciais e taxas contínuas

Embora o suporte e o reconhecimento de marca sejam vantagens, eles vêm com um preço – literalmente.

Isto porque as franquias requerem um investimento inicial para início das operações, assim como pagamento de royalties e, às vezes, contribuições para fundos de publicidade compartilhados.

Por mais que as óticas tenham um investimento inicial relativamente baixo, esses custos contínuos afetam a rentabilidade do negócio. Assim, o empreendedor precisa tomar a decisão de trocar o lucro potencial maior de um negócio próprio, pela segurança e apoio de uma franqueadora.

2 – Restrições operacionais

Ao optar por investir em uma franquia você concorda em seguir as diretrizes e políticas estabelecidas pela franqueadora. Isso naturalmente limita sua autonomia na tomada de decisões com relação ao negócio.

Este é um ponto negativo que envolve mais a percepção do empreendedor do que a matemática em si. Afinal, muitas pessoas fazem questão de ter controle sobre cada aspecto do negócio, enquanto outras não.

Geralmente as franquias colocam restrições sobre quais fornecedores ou produtos você tem acesso, estratégias de marketing e políticas internas. Isto restringe sua capacidade de adaptar-se às preferências e necessidades locais em tempo hábil.

3 – Pouca flexibilidade

Por fim, trabalhar com franquias é escolher um modelo de negócio pré-definido. Isto limita sua capacidade de implementar ideias inovadoras ou fazer ajustes significativos na operação.

Além disso, o setor de óticas, mesmo que promissor, é ainda mais limitante. Isto porque atua em um nicho muito específico. Assim, coloca um limite significativo no tipo de produtos e serviços oferecidos, podendo frustrar quem deseja um negócio mais customizado.

Depois de todas essas informações, esperamos que você esteja mais preparado para avaliar se uma franquia de ótica vale a pena. Como todo negócio, é preciso colocar os pontos positivos e negativos na balança para escolher o mais promissor para seus objetivos e nicho de atuação.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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