Poucas coisas são mais importantes para se vender na internet do que boas fotos e no Mercado Livre esse fator é ainda mais relevante. Com tantos concorrentes oferecendo produtos similares, absolutamente qualquer coisa mais bem feita acaba se tornando um diferencial.
As fotografias de produtos precisam ser de boa qualidade e com boas percepções de detalhes. Dessa forma, o vendedor precisa ter algumas boas noções de imagem e se colocar no lugar do consumidor.
Nós já demos algumas dicas de como fazer boas fotos de produtos com o celular aqui no site, mas hoje explanaremos melhor o porquê desse fator ser tão importante e crucial na hora de conseguir fechar vendas.
Veja a seguir 5 motivos para começar a pensar melhor nas fotos de anúncios no Mercado Livre.
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Mercado Livre: Como fazer a MELHOR descrição para seu produto
Produtos mais atrativos – Fotos Mercado Livre
Uma boa imagem tem o poder de tornar qualquer produto mais atrativo aos olhos do cliente.
Caprichar em uma iluminação bem pensada, assim como um fundo clean que não tire a atenção da mercadoria, faz toda a diferença para que o cliente se sinta instigado a conhecer melhor o produto.
Além disso, a ciência comprova que uma boa imagem tem mais poder de atração do que outras formas de comunicação como o texto, por exemplo.
Sendo assim, com tantos produtos similares vendidos por concorrentes também com boa reputação no Mercado Livre, o anunciante que colocar as melhores fotos no anúncio acaba ganhando prioridade.
Percepção de Qualidade e Cuidado
Inspirar a confiança em clientes em relação a qualidade da empresa também é uma coisa que boas imagens podem fazer no Mercado Livre.
A qualidade das imagens utilizadas nos anúncios, levam o consumidor a criar uma percepção de profissionalismo por parte da empresa. Com isso, é como se a credibilidade do negócio e dos produtos fosse atestada por meio das fotos.
Para entender melhor essa lógica é só se colocar no lugar do cliente. No caso: você como cliente, está buscando um produto, porém são duas empresas com as quais você nunca fez negócio que os vende. Você teria mais confiança em comprar daquela que se preocupou em fazer várias fotos profissionais do produto (com vários ângulos, cores bem nítidas, com fundo neutro sem outras coisas que poluam a imagem) ou da empresa que claramente não se preocupou com isso e publicou uma única imagem com iluminação ruim?
Conseguiu compreender a relação entre imagem e percepção de qualidade de serviço?
É através dessas imagens que o consumidor começa a perceber o cuidado e zelo que a empresa tem com seus produtos e como para ela é importante que o cliente saiba exatamente o que está comprando.
Dessa forma, é sempre bom cogitar a ideia de fazer as imagens dos produtos com um fotógrafo, ou ao menos utilizando uma câmera profissional. Isso faz com que as imagens fiquem mais nítidas, além de facilitar a captação dos detalhes da peça que está sendo vendida.
Destaque da concorrência – Fotos Mercado Livre
É comum que muitos empreendedores vendam os mesmo produtos, fornecidos pelo mesmo distribuidor. E em muitos casos, ao realizar essa compra para revenda o negociante recebe algumas fotos de portfólio desses produtos.
Usar essas fotos nos anúncios do Mercado Livre não é exatamente errado, mas como é de se imaginar, elas acabam não se destacando já que outros anunciantes usam a mesma estratégia.
Além disso, dependendo do produto, alguns clientes podem ter receio se ele é realmente o que se parece na foto. Isso acontece muito em plataformas de compras de outros países como o Aliexpress, por exemplo. Uma das dicas para comprar nesse site é sempre olhar nos comentários se algum cliente publicou a foto real do produto já que as chances de se comprar “gato por lebre” são bastante altas na plataforma.
Dessa forma, o mais indicado no Mercado Livre é, além dessas imagens prontas, que o empreendedor faça também algumas imagens do produto real. Até mesmo um vídeo pode elevar o nível de confiança e relevância do seu anúncio e te fazer vender mais.
Clientes não compram se as fotos forem ruins
Até aqui, provavelmente você já captou toda a ideia do porque boas imagens são tão importantes para vender produtos. Mas, no caso de ainda ter ficado alguma dúvida, basta pensar que tudo se resume a: clientes desistem da compra se a foto do produto for ruim.
É só pensar por si mesmo, se você compra pela internet, quantas vezes já desistiu de uma compra porque não confiava na foto de produto que foi publicada?
Se você já passou por isso, saiba que, segundo um levantamento do E-commerce Brasil, 67% dos consumidores já desistiram de comprar algo na internet por conta da imagem ser ruim. Isso resume tudo, não é mesmo?