Uma pesquisa de Análise do Comportamento de Consumo, realizada pelo banco Itaú, divulgou que as pessoas estão fazendo mais compras em supermercados e fazendo menos pedidos no delivery.
A pesquisa levanta dados levando em conta as operações feitas com cartões de crédito e débito dos clientes Itaú, assim como os valores movimentados nas maquininhas da marca Rede, que pertencem ao banco.
A análise do comportamento do consumidor traz dados muito relevantes sobre o futuro do delivery.
Consumidor busca fazer mais compras em supermercados e deixa delivery de lado
O levantamento realizado pelo Itaú não mostra apenas dados sobre delivery e supermercados. O consumidor está tendo um maior consumo também de fast food, aluguel de roupas de festa, de câmeras e microfones.
É possível dizer que os dados refletem o momento híbrido de consumo, ou seja, cada vez mais os consumidores estão nas ruas, mesmo que o consumo online continue crescendo por sua comodidade.
Pelo fato de que as pessoas estão mais na rua, no presencial, o consumo de delivery cai, enquanto o de fast food sobe. Ou seja, as pessoas voltando ao presencial estão buscando por alternativas de comidas mais baratas.
As compras de supermercado têm crescido de maneira significativa, um total de 23% maior em valor. O consumidor tem variado o número de pontos de venda, buscando melhores promoções e preços mais baixos.
Um outro ponto levantado é que o pagamento por Pix está empatando o débito. Além disso, a pesquisa aponta também um crescimento de 193% no valor transacionado para os cartões virtuais e 136% nas carteiras digitais. Ou seja, o consumidor está em busca da digitalização das formas de pagamento, em busca de mais segurança.
Com o pós-pandemia e as festas voltando, o mercado também está aquecido para o aluguel de roupas, tendo uma alta de 161%.
A modalidade de trabalho home office garantiu também o aumento de 82% das vendas de câmeras e microfones.
Não é esperado que o delivery chegue ao fim, afinal, muitas pessoas ainda buscam pela comodidade do mesmo. Porém, com a alta dos preços, o consumidor tem buscado pela melhor oferta, indo aos supermercados e preparando a comida em casa permitem com que o mesmo consiga economizar mais, já que os produtos permitem com que sejam preparados para vários dias, ao contrário dos pedidos por delivery que preveem a alimentação apenas para aquele momento.
Mesmo com as mudanças no comportamento do consumidor, o delivery continua recebendo diversos pedidos diariamente, portanto, ainda é possível entrar para esse mercado.