Está com medo de que o fim das importações da China chegue com a nova legislação? Não tema, pois o que não falta são opções!
Apesar de todas as notícias desfavoráveis, ainda há muito para acontecer na definição das novas leis de importação. Como isso afetará os revendedores que buscam na China seus produtos, ainda não sabemos.
Mas o que podemos afirmar é que, mesmo com este modelo afetado, há dentro do Brasil muitas opções de fornecedores para você escolher. Não importa os produtos que você revenda, encontrará itens incríveis para adicionar ao seu catálogo.
Será o fim das importações da China?
Desde o início do ano as discussões sobre importações da China estão a todo vapor. Isto porque o governo anunciou que serão implementadas novas regras para a taxação de produtos que vem do gigante asia´tico para o Brasil.
O anúncio pegou muitas pessoas de surpresa. Mas este projeto já tramitava há tempos, inclusive em gestões anteriores, ganhando mais notoriedade agora com a pressão das varejistas nacionais sobre o governo.
Isto porque as importações chinesas representam uma concorrência expressiva para as lojas nacionais, que não conseguem oferecer condições iguais.
Inicialmente, o público geral ficou assustado, pois isto poderia afetar compras pessoais. No entanto, apesar das notícias sensacionalista e pânico, o governo já desmentiu que as taxas não serão aplicadas sobre compras com valor até 50 dólares.
No entanto, para quem compra de alguma chinesa para revender, a coisa pode ser diferente. Uma vez que o projeto ainda está sob análise, não é possível afirmar exatamente como ficará esta opção para revendedores.
Dessa maneira, a fim de se preparar para qualquer adaptação necessária, é interessante conhecer algumas alternativas. Se focar em fornecedores nacionais, por exemplo, é uma opção que pode se mostrar incrível caso mudanças drásticas ocorram com o formato usado atualmente por seu negócio.
Alternativas de produtos para revender nacionalmente
Moda
O mercado de moda é sempre interessante para quem deseja mexer com revenda. Apesar dos produtos da China possuírem preços super atraentes, a qualidade encontrada dentro do Brasil é uma opção para quem deseja encorpar mais seu negócio.
Fornecedores como a Kaisan e a Importados de Grife, por exemplo, são incríveis. A primeira tem como foco moda feminina e praia, perfeito para um país tropical como o Brasil.
Já a outra visa vender produtos high-end para um público seleto. É a opção perfeita para quem deseja alcançar um público de maior poder aquisitivo sem precisar abandonar a parte popular de seu catálogo.
Moda infantil, por sua vez, é outro nicho que permanece valorizado ao longo de todo oano. Fornecedores como a La Roya são incríveis, com produtos bonitos, de alta qualidade e condições interessantes para revendedores.
Joias, semi-joias e bijuteria
O setor de joias e acessórios similares viu crescimento relevante nos últimos anos. Afinal, é um daqueles tipos de produtos que possuem uma ampla oferta de fornecedores, de todos os tamanhos, e com preços diversos.
É possível, por exemplo, focar em joias de luxo, que conquistam clientes de poder aquisitivo maior ou quem busca presentes especiais. Por outro lado, as semi-joias e bijuterias permitem a construção de um catálogo extenso, com opções para todos os gostos e bolsos.
Tudo isto facilita a inserção de sua loja no mercado e a definição de estratégias de marketing certeiras. Alguns fornecedores são a Imagem Folheados e a Lux Joias, que podem te dar condições incríveis nos produtos para revenda.
Eletrônicos
Outro mercado em constante ampliação é o de eletrônicos. E aqui vale todos os nichos. São smartphones, computadores, videogames, tablets, drones e diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos que todas as casas brasileiras possuem.
Trabalhar com a revenda deste setor é um campo cheio de oportunidades. Isto porque é possível atuar na revenda dos produtos em si, assim como acessórios para tais, peças de reposição e até oferecer serviços de reparo e manutenção, caso você atue em ponto físico.
Aqui o que não faltam são boas opções. Alguns nomes expressivos do mercado dentro do Brasil são a DX, que trabalha tanto com eletrônicos quanto com brinquedos e até produtos de beleza; a Pgbox, que possui foco nos eletrônicos, ferramentas e produtos automotivos; e a Hayamax, que foca no setor de computadores e produtos gamer.
Além destas, as opções são muitas outras. Mesmo com o fim das importações da China, ou seu enfraquecimento, não é preciso temer, pois o que não faltam são alternativas igualmente promissoras.