O posicionamento de mercado é a posição relativa em que se encontra uma marca, seus produtos e serviços, na mente dos consumidores e colaboradores. Ao pensar em uma marca de refrigerante, por exemplo, vem em sua mente uma marca que possui bom posicionamento de mercado. Se posicionar é muito importante!
Veja a seguir a necessidade de se posicionar no mercado e como você pode fazer isso!
Como se posicionar no mercado da melhor maneira possível
Em geral, o posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público alvo. Ele pode ser obtido por meio da segmentação e diferenciação.
Definir um posicionamento é ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo valoriza.
Para fazer um bom posicionamento, você deve:
Fazer uma pesquisa de mercado e da concorrência
Entenda quais são as carências do mercado, o que a concorrência está adotando atualmente e quais são os pontos que ainda não foram explorados mas que podem revolucionar um negócio.
Defina o core business do mercado
O core business refere-se à atividade principal de uma empresa, ou seja, o que a empresa sabe fazer de melhor.
Faça uma pesquisa aprofundada da sua atividade principal, quais são realmente os produtos e serviços vendidos.
Crie um mapa de posicionamento para seu negócio
Após entender o mercado, seus valores e carências, você conseguirá criar vetores que determinam o ponto exato das estratégias e diferenciais que os produtos e serviços de uma empresa devem explorar.
Tenha atenção ao comportamento do consumidor
O consumidor pode revelar informações super relevantes, oferecer insights fundamentais, entre outros. Portanto, aproveite todos os dados possíveis que o cliente oferece durante suas interações com a empresa – seja por meio de redes sociais, atendimento em lojas, entre outras.
Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing e branding
É por meio do marketing que o posicionamento será percebido pelos clientes. Por isso, as ações e estratégias devem estar alinhadas com os diferenciais e a segmentação definida.
Nesse alinhamento, estão incluídas ações de redes sociais, promoções realizadas, criação de persona para o desenvolvimento de conteúdos, entre outras. A elaboração de vídeos também é importante – ela é uma das mais efetivas para ações de marketing digital e posicionamento de mercado nos dias atuais!
Seguindo essas dicas você conseguirá se posicionar no mercado de uma ótima maneira! Portanto, siga elas e veja a diferença que fará na sua empresa.