A Black Friday acabou, mas isso não significa que você deve deixar de estar atento às vendas em geral. Diversos problemas podem aparecer no pós-venda de uma compra, e para evitar eles, algumas dicas podem lhe ajudar muito.
Se você quer saber como evitar problemas no pós-venda, acompanhe! A seguir separamos algumas dicas.
Evite problemas no pós-venda seguindo ESSAS dicas
O pós-venda é uma etapa super importante no mundo dos negócios. É preciso muita atenção aos processos de entrega, ao atendimento depois da data, à logística reversa, entre outros.
Quando um cliente está satisfeito, novas vendas irão ser realizadas, além disso, eles indicam para os amigos e colegas a marca, e tende a deixar boas avaliações públicas quando a experiência é positiva.
Para evitar problemas, as dicas que você deve seguir são:
Mantenha o cliente informado durante o processo de entrega
Quando compramos algumas coisas, ficamos na expectativa de receber o produto. Isso também acontece com o seu cliente.
É fundamental dar informações sobre o status da entrega de forma proativa para gerar um bom impacto no consumidor.
Comumente, a comunicação sobre o andamento da entrega é automatizada, além de serem usadas ferramentas para envio de mensagens SMS e por e-mail.
Atendimento humanizado e personalizado
Se em algum momento o consumidor precisar se comunicar diretamente com um atendente, ter um atendimento humanizado e personalizado é fundamental.
Uma expedição rápida é fundamental para melhorar a experiência de compra
Outro ponto super importante é a realização de entrega no prazo. No período pós Black Friday, diversas encomendas são despachadas simultaneamente, por isso, é super importante dar atenção a tudo que envolve logística.
Nesses momentos, contratações temporárias podem auxiliar para complementar a demanda. Além disso, o treinamento, tanto para colaboradores antigos quanto temporários, faz diferença na quantidade de falhas no processo de expedição e entrega.
Monitore reclamações no pós-venda
Um dos meios preferidos dos consumidores para conseguirem resolver seus problemas é por meio de reclamações públicas. Portanto, é preciso monitorar as menções no Twitter, Instagram, Google e Reclame Aqui.
Busque agir da maneira correta e busque soluções para o consumidor (quando possível). Isso ajudará a construir uma boa imagem de marca.
Trocas e devoluções
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolver produtos adquiridos online por até sete dias. Mesmo que esteja tudo certo com a mercadoria, o consumidor pode desistir de ficar com o item.
Por fim, mantenha atenção com o cliente e tenha cuidado com a logística reversa.