O estudo de mercado é uma ferramenta super poderosa, ela ajuda a explorar as oportunidades e ameaças do nicho em que atua ou pretende atuar. Saber como fazer esse estudo é super importante.
A seguir, separamos um guia completo sobre o estudo de mercado. Acompanhe para entender o que é e como ele pode ajudar no seu negócio!
Estudo de Mercado: o que é e como ele pode ajudar no seu negócio
O estudo de mercado é uma pesquisa que tem como objetivo coletar dados importantes a respeito de um determinado nicho, sejam eles fatores quantitativos ou qualitativos. Ele envolve uma análise aprofundada sobre aspectos como:
- Público alvo;
- Comportamento de compra;
- Concorrentes;
- Ameaças e oportunidades;
- Tendências.
Seu principal objetivo é orientar decisões. Portanto, quanto melhor você conhece o seu segmento de mercado, melhor será a qualidade das suas estratégias.
Ele pode lhe ajudar no seu negócio por diversos motivos, pois quanto melhor você conhecer o seu nicho, mais eficientes serão as estratégias para alcançar seus objetivos de negócio e maiores as chances de sucesso.
Conheça a seguir os principais passos para realizar o estudo de mercado:
Diagnóstico de mercado
Esse é o primeiro passo para fazer o estudo de mercado. É indicado para quem quer conhecer os concorrentes. Leve em consideração: o tamanho do mercado, o estágio atual do seu negócio e as informações que deseja aprofundar.
Análise de concorrência
A análise da concorrência ajuda a entender como se posiciona em relação aos demais concorrentes do mercado. Além disso, contribui para descobrir os principais pontos fortes de cada um deles e as suas fraquezas.
Market share
O market share quer dizer participação de mercado. Ele é o indicador que mostra onde sua empresa está posicionada e qual o potencial de expansão.
Buyer persona
A Buyer persona é uma representação semi fictícia do seu próprio cliente, que ajuda a direcionar as suas estratégias de negócio. Para construir um perfil ideal de consumidor, use informações reais sobre eles.
Tendências de mercado
Identificar as tendências de mercado é super importante para preparar um negócio para mudanças, já que as antecipa e prevê novidades, impulsionando impactos positivos e reduzindo os negativos.
Intenção de compra
O estudo de mercado permite que você entenda a intenção de compra do consumidor, identificando até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele.
Teste de produto
O teste de produto permite que você descubra se já existe um produto similar ao seu, quanto ele custa, se vai ter saída e se os consumidores veem potencial nele.