ESSES são os usos das Inteligências Artificiais no e-commerce: esteja preparado(a)

(Imagem: Rawpixel.com/ Freepik)
(Imagem: Rawpixel.com/ Freepik)

Atualmente, as inteligências artificiais estão ficando cada vez mais avançadas, e estão mostrando ser muito úteis em vários áreas, como no e-commerce por exemplo.

A seguir você poderá entender em detalhes os usos que as IAs possuem atualmente, com você podendo usá-la dessas formas para otimizar os seus negócios.

(Imagem: Rawpixel.com/ Freepik)
ESSES são os usos da Inteligência Artificial no e-commerce: esteja preparado(a) (Imagem: Rawpixel.com/ Freepik)

Como as inteligências artificiais afetam o e-commerce

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo do comércio eletrônico, tornando-o mais eficiente, personalizado e seguro. A IA está ajudando as empresas a entender melhor seus clientes, otimizar suas operações e melhorar a experiência do cliente.

Com isso, várias empresas ao redor de todo o mundo começaram a usar as inteligências artificiais para facilitar e agilizar os seus processos e trabalhos, mas isso gerou um medo de que as pessoas seriam substituídas pelas IAs.

Benefícios das inteligências artificiais no e-commerce

Quando se trata do e-commerce, as IAs oferecem uma série de vantagens e benefícios, por exemplo, elas podem ajudar a aumentar a capacidade de atendimento ao cliente, melhorar a experiência do cliente, otimizar mensagens e comunicações, gerenciar conteúdos em sites e compartilhar dados de maneira eficaz.

Além disso, a IA pode ajudar a melhorar as métricas de e-commerce, como a taxa de conversão, a porcentagem de carrinhos abandonados, o valor do ticket médio, o CLV (Customer Lifetime Value), o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e o ROI (Return on Investment).

Usos das inteligências artificiais

Como já foi dito antes, as inteligências artificiais fornecem uma série de diferentes vantagens e benefícios, aproveite e confira algumas delas a seguir.

1 – Atendimento ao cliente

Os chatbots, que funcionam através de uma IA, estão se tornando cada vez mais comuns no atendimento ao cliente do e-commerce. Eles podem responder a perguntas frequentes, ajudar os clientes a encontrar produtos e até mesmo ajudar no processo de compra.

Além disso, a IA pode ser usada para personalizar e facilitar a experiência do cliente, usando dados do histórico de compras, preferências de navegação e informações da conta do cliente.

2 – Recomendações de produtos

Outro uso das IAs que pode ser muito útil e fazer recomendações de produtos e serviços aos clientes que ela atende. Os sistemas de recomendação baseados em IA podem analisar o comportamento de compra do cliente e fazer sugestões de produtos que podem ser de interesse.

3 – Segurança

Além disso, a IA também está sendo usada para melhorar a segurança no e-commerce. Ela pode ajudar a prevenir fraudes, identificando atividades suspeitas com base no comportamento de compra do cliente, ajudando a evitar que ele caia em possíveis golpes.

4 – Busca inteligente

Os sistemas de busca baseados em IA estão se tornando mais sofisticados, permitindo que os clientes encontrem o que estão procurando de maneira mais eficiente. Atualmente, várias empresas estão usando a busca inteligente para melhorar o atendimento dos seus clientes.

5 – Remarketing

As inteligências artificiais também está sendo usada para melhorar as campanhas de remarketing, tornando-as mais personalizadas e eficazes, servindo para alavancar as suas vendas e atrair a atenção de mais consumidores e clientes para a sua empresa.

6 – Mensuração

A IA pode ajudar a melhorar a mensuração dos resultados, fornecendo análises preditivas mais precisas, algo que também é possível com trabalhadores humanos, mas com o uso de uma IA, o processo ficará mais rápido e fácil.

7 – Precificação

Outro uso que as inteligências artificiais possuem no e-commerce é na otimização da precificação, ou seja, no ajuste de preços. Elas permitem que as empresas ajustem seus preços em tempo real com base na demanda, na concorrência e em outros fatores.

8 – Logística

Por fim, a IA também está sendo usada para melhorar a logística, otimizando as rotas de entrega e monitorando as entregas em tempo real, diminuindo o tempo de espera para que a entrega possa ser realizada.

Vantagens e desvantagens de usar inteligências artificiais

Como qualquer tecnologia, a IA tem suas vantagens e desvantagens. Veja elas a seguir e como elas podem afetar os seus negócios caso queira implementá-las.

Vantagens

  • Melhora a eficiência operacional;
  • Permite personalização em grande escala;
  • Melhora a segurança;
  • Ajuda na tomada de decisões baseada em dados;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Aumenta a capacidade de atendimento ao cliente.

Desvantagens

  • Pode ser caro implementar e manter;
  • Pode levar tempo para treinar os sistemas de IA;
  • Pode haver preocupações com a privacidade dos dados;
  • A IA ainda pode precisar de supervisão humana para casos complexos;
  • Pode haver resistência à mudança por parte dos funcionários e clientes.

Conclusão

Em resumo, a inteligência artificial está transformando o e-commerce de maneiras incríveis. Ela está ajudando as empresas a entender melhor seus clientes, otimizar suas operações e melhorar a experiência do cliente.

No entanto, como qualquer tecnologia, ela tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, é importante que as empresas considerem cuidadosamente esses fatores antes de implementar a IA em suas operações de e-commerce.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
Veja mais ›
Fechar