Hoje em dia é difícil dizer quem não passa diariamente horas conectado às redes sociais. Elas fazem parte do dia a dia e possuem muitos impactos, sendo essenciais até mesmo para a decisão de compra.
A seguir, separamos quais são os principais impactos das redes sociais na decisão de compra. Acompanhe!
Esse são os PRINCIPAIS impactos das redes sociais na decisão de compra; não ignore o 3º ponto
Atualmente, a publicidade online é uma das formas de propagandas que mais influencia a hora da decisão de compra – seja por um produto ou marca.
Segundo a segunda edição do estudo ‘O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022’, realizado pela agência de comunicação Marco, estima-se que 83% dos participantes atribuíram notas máximas em recorrência de uso ou impacto.
Foram entrevistadas 14.200 pessoas de 14 países em diferentes regiões, faixas de renda e idade. E foi feita com o objetivo de analisar tendências, comportamentos e preferências do consumidor.
Os fatores que mais convencem o consumidor são:
- Propaganda online: 77%;
- Conteúdo: 72%;
- Influencers digitais: 73%.
Os influenciadores estão ganhando cada vez mais força, e conseguem impactar muitos consumidores, simplesmente por recomendarem um produto.
Tirando essas três principais, as publicações em revistas e jornais impressos, publicidade em rádio e propagandas no transporte público (como trem, metrô ou ônibus), são as modalidades de menor impacto na compra dos brasileiros. No entanto, há diferenças geracionais em relação à força de cada canal.
As recomendações feitas por influenciadores impactam menos os entrevistados com idade entre 41 e 65 anos, já as faixas mais jovens (entre 18 a 25 anos e 26 a 40 anos) são mais impactadas.
Ainda de acordo com a pesquisa, esse movimento inverso também ocorre nas propagandas no rádio e na mídia impressa. Os grupos mais impactados são os mais experientes, enquanto o mais jovem possui percentuais baixos.
Cerca de 91% dos brasileiros dizem que começaram a comprar mais online desde o início da pandemia de Covid-19. O aumento do consumo via internet é consideravelmente maior no Brasil do que em outros países da América Latina e até mesmo Europa.
Estima-se que essa seja uma tendência que veio para ficar, pois 98% dos brasileiros afirmam que manterão o hábito de comprar mais vezes no comércio eletrônico.
Já entre os segmentos que mais se destacam nas compras, os celulares lideram a lista. Em seguida estão livros e games, roupas e artigos de moda, câmeras e dispositivos tecnológicos, pacotes de viagem e ingressos para shows.