No marketing, existem 8 pilares principais. Eles surgiram para criar uma melhor estratégia para uma empresa.
A seguir, separamos um guia completo sobre os 8 pilares do marketing. Acompanhe!
Esses são os 8 PILARES do Marketing que TODA empresa deve seguir em 2023
Os 8 Ps (pilares) do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance. Todos eles são fundamentais para a estratégia de uma empresa.
A digitalização das relações e o avanço da tecnologia fizeram com que outros quatro pilares fossem adicionados aos 4 originais, com o objetivo de tornar o marketing mais assertivo.
Todos os 8 Ps são usados com foco total nos clientes e na sua experiência durante todo o processo de compra de um produto ou serviço.
Eles são a base para as estratégias que serão utilizadas em um negócio, sendo um meio da empresa acessar dados que podem melhorar os resultados, bem como traçar os melhores caminhos para atingi-los.
Você pode aplicar os 8 pilares nas estratégias de marketing da seguinte forma:
Produto
O primeiro P é de produto, ou seja, é o que a empresa vende.
Para oferecer um bom produto ao cliente, você precisa demonstrar ao consumidor que ele realmente precisa daquilo.
Isso pode ser feito por meio de estratégias aplicadas em lançamentos pelas mídias sociais, anúncios e criação de conteúdo que explique como o item irá resolver as dores do consumidor.
Preço
No segundo P, você deve saber qual valor será cobrado pelo produto ou serviço, em termo de valor agregado e perceptível.
Praça
O terceiro P diz respeito aos locais ou espaços que o produto será comercializado, tanto os pontos físicos quanto os digitais. Ele é conhecido como praça.
Nessa etapa, você precisará fazer um estudo demográfico e comportamental do público alvo, da concorrência e do produto.
Promoção
A promoção está ligada ao marketing utilizado para que o produto seja promovido.
Neste caso, você precisa investir em promoções que criem a sensação de que o produto é o que o cliente precisa naquele momento.
Ela pode ser aplicada por meio de diferentes estratégias de divulgação.
Pessoas
Para o P de pessoas, é preciso estudar as pessoas que se relacionam com o negócio, como os colaboradores da empresa e o público-alvo.
É preciso gerar conexão, ouvindo as necessidades do público e elaborando estratégias para se aproximar da audiência.
No entanto, para o público interno o pilar visa contratar, capacitar e motivar os colaboradores.
Processo
Os processos são todos os fluxos de trabalho que devem ser utilizados pela empresa. Eles são essenciais para encantar o cliente e promover a melhor experiência do usuário.
Pense em soluções que melhoram a vida do consumidor.
Posicionamento
Toda empresa pode recorrer a quatro principais posicionamentos: preço, diferenciação, estilo de vida e benefícios. O propósito do posicionamento e de ser percebido.
A marca precisa ter um posicionamento claro e consistente, que deve ser refletido em todos os aspectos da comunicação da empresa.
Performance
Por fim, a performance pode também ser conhecida como produtividade e qualidade, e também possui um grande peso para o sucesso da empresa.
Ela está ligada à produtividade e à qualidade dos produtos, além da experiência do cliente.