Contratar funcionários nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, costumam existir longos processos seletivos que demoram e nem sempre você acaba com o melhor deles contratados.
Caso você possua um negócio e queira algumas dicas de passos fundamentais para contratar funcionários, acompanhe!
Esses são os 4 passos FUNDAMENTAIS para contratar funcionários e acertar em cheio na escolha
Antes de contratar um funcionário, você precisa analisar se realmente existe a necessidade de aumentar a sua equipe. Alguns sinais podem indicar que isso é necessário:
- O atendimento virou a principal queixa em seu negócio;
- Você não consegue atender a todos os clientes e começou a recusar trabalhos;
- As metas não são mais batidas;
- O ambiente de trabalho tornou-se estressante;
- Horas extras estão se acumulando.
Portanto, se isso está acontecendo com você, veja a seguir 4 passos fundamentais que você deve seguir e contratar funcionários acertando em cheia na escolha:
Que tipo de ajuda eu preciso?
Você precisa determinar o que de fato é preciso ser feito antes de escolher o perfil da pessoa que estará contratando. Ou seja, o perfil do profissional muda de acordo com a tarefa que ele vai executar. Por isso, liste tarefas a serem executadas, conhecimentos necessários e comportamentos que vão ajudar o seu novo funcionário a atingir os objetivos.
Não se empolgue com o currículo
O currículo é a primeira informação que você terá em mãos de um candidato, porém, ele não precisa ser a mais importante. Além dos conhecimentos que a pessoa possui, é necessário que ela seja dinâmica, proativa, concentrada, extrovertida ou burocrática? Conhecer o comportamento das pessoas é fundamental antes de concluir uma contratação.
Portanto, invista tempo para as entrevistas, isso ajuda a conhecer os candidatos e evita um erro de julgamento com base em currículos.
Qual processo de seleção é mais adequado para contratar funcionários?
Existem alguns métodos super eficientes para selecionar candidatos além de levar em conta a afinidade com os mesmos. As provas escritas, testes práticos, dinâmicas coletivas ou entrevistas individuais atendem a diferentes propósitos. Saiba o que você procura para escolher a melhor maneira de saber se o candidato está preparado para trabalhar com você.
Esteja preparado para as entrevistas
Conduzir uma entrevista não é uma tarefa fácil, mesmo com testes prévios e currículo em mãos, o momento em que você conversa com o candidato é definitivo para que você o conheça. Busque:
- Fazer perguntas que ajudem a entender como o candidato pensa;
- Ter em mãos uma lista de pontos que não podem ficar de fora da conversa;
- Procurar saber quais são os pontos fortes e dificuldades do candidato;
- Coletar referências sobre as últimas oportunidades de trabalho.