O mundo está mudando em diversas áreas, e o trabalho também é uma delas. Atualmente, é possível ver diversas tendências para o futuro próximo.
Veja a seguir quais são as principais tendências para o futuro do trabalho. Acompanhe!
Essas são as TENDÊNCIAS para o futuro (próximo) do trabalho; novidades para 2023
Em comparação com apenas alguns anos atrás, o ritmo de trabalho mudou, e estão previstas ainda mais mudanças, já que novas tendências estão aparecendo.
Hoje, os escritórios estão mais diversos e há uma nova forma de se trabalhar: com mais flexibilidade. Veja a seguir outras tendências para o trabalho:
A carreira não é mais linear
A aceleração digital é o principal motivo pelo qual o conceito da linearidade mudou. O mercado de trabalho está em busca de pessoas que são criativas, inovadoras e resolutivas, o que não segue o padrão de linearidade.
Tecnologia irá precisar de habilidades humanas
A tecnologia é responsável por uma grande evolução no trabalho, e apesar de aumentar, ela nunca conseguirá substituir o trabalho humano 100%.
As máquinas exigem habilidades humanas em diversas áreas como: resolução de problemas, comunicação, escuta, interpretação e projetos.
Para que isso aconteça, é super importante que sejam desenvolvidos treinamentos para assumir as novas funções.
Benefícios serão essenciais para atrair novos talentos
Os benefícios irão fazer um grande papel para conseguir atrair novos talentos e o principal deles é o trabalho flexível – que pode ser em termo de horas ou lugar.
Além disso, os profissionais também valorizam cuidados com a saúde, seja física ou mental.
Portanto, os benefícios que mais atraem novos talentos são:
- Remuneração;
- Apoio da empresa para equilibrar a vida pessoal e o trabalho;
- Arranjos flexíveis de trabalho;
- Oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Escritórios multigeracionais
Será cada vez mais comum ver os locais de trabalho com pessoas de diversas idades, até mesmo juntando quatro gerações ao mesmo tempo.
A nova geração de profissionais não quer subir na carreira
Entre a geração Z – nascida entre 1997 e 2002 – apenas 2% possui a ambição de subir na pirâmide corporativa. A ideia de ficar por anos na mesma empresa para conseguir crescer no ambiente corporativo não é muito bem vista.
Os jovens estão em busca de funções menos técnicas, mais criativas e com propósito.
Um novo modelo de semana de trabalho
No mundo, está ganhando cada vez mais a semana de trabalho de apenas quatro dias. Diversos países já adotaram o novo modelo e em 2023 estima-se que mais países irão começar a reduzir o número total de horas trabalhadas.