Ao pensar em montar um negócio, diversos fatores precisam ser analisados para diminuir ao máximo as chances de falhas. Pensando nisso, o G1 identificou pelo menos 10 erros comuns que as empresas cometem ao chegarem ao mercado.
Segundo o Sebrae, um dos principais motivos para que diversas empresas acabem não dando certo, é a falta ou erros de planejamento. Para os especialistas, muitos empreendedores acreditam que apenas oferecer um bom produto o serviço é o bastante para se ter sucesso nos negócios. Isso acaba sendo um grande equívoco responsável por muitos prejuízos.
Sendo assim, se você pensa em abrir a sua empresa e não quer correr riscos de acabar perdendo dinheiro, nós selecionamos os 7 principais erros de empresas listados pelo G1 para você não cometer na sua.
1 – Falta de um Plano de Negócios é erro grave de empresas
O plano de negócios é um documento que deve ser elaborado pelo empresário antes de colocar seu empreendimento em prática.
Ele serve como um guia para que o empresário consiga avaliar os riscos do negócio e também para analisar oportunidades e alternativas que possam ser aplicadas.
Dessa forma, quando o empreendedor decide por pular essa etapa tão importante, as chances do negócio dar errado são bastante significativas.
Apesar da pressa que costuma acompanhar os novos investidores do mercado, o Sebrae recomenda ao menos 6 meses de pesquisas para que a elaboração do plano de negócios seja realmente relevante.
2 – Erra a escolha do ponto de vendas
Mais um problema que poderia ser evitado com um pouco mais de pesquisa. O ponto comercial é uma das principais vitrines de qualquer negócio físico. Dessa forma, não podem haver equívocos nesse momento, visto que esse é um fator que exige um alto valor de investimento.
O ideal a se fazer antes da escolha é buscar conhecer bem a região em que se pretende instalar o estabelecimento. Concorrentes, público, circulação de pessoas e visibilidade são coisas que precisam ser consideradas.
3 – Não tratar a empresa como um negócio
É comum que muitos empreendedores iniciem um negócio a partir daquilo com o que se identificam ou que gostam de fazer. Isso não é um problema contanto que o segmento possua demanda e que seja realmente tratado com seriedade.
Dessa forma, é importante para o empreendedor saber se aquilo que ele está oferecendo tem potencial real de venda. Além disso, é preciso ter disciplina em relação a horários, produção, fluxo de caixa e outros detalhes que farão com que o negócio não seja confundido com um Hobby pelo empresário.
4 – Não considerar a necessidade dos clientes
A falta de consideração por aquilo que o cliente precisa e deseja é um grave problema e que pode levar a empresa a falência.
Dessa forma é importante entender a necessidade do consumidor e tentar atendê-la prontamente. Mais que isso, é preciso saber exatamente quem é seu cliente para não oferecer a ele produtos e serviços sem relevância.
5 – Falta de formação por parte do empreendedor
Apesar de alguns negociantes terem bastante sucesso mesmo tendo começado sem nenhum tipo de conhecimento específico empresarial, esse não é um comportamento aconselhado pelos especialistas.
Buscar algum tipo de formação na área de gerenciamento de negócios é importante para garantir que assertividade nas estratégias e decisões da empresa. Dessa forma, a operação não fica embasada apenas nos “achismos”.
Para aquele empreendedor que não tem como investir tempo e dinheiro em uma graduação, hoje em dia existem variadas opções de cursos mais curtos para negociantes e que podem ser feitos a distância. Basta pesquisar.
6 – Misturar dinheiro da empresa e dinheiro pessoal
Ver as receitas da empresa como pessoais é um erro gravíssimo que coloca em risco a saúde financeira da empresa.
Muitos empresários não têm a noção de que o dinheiro da empresa não pertence ao empresário e não pode ser utilizado para gastos que não digam respeito a empresa.
Dessa forma, esse é um dos erros mais comuns ao se abrir um negócio.
7 – Insistir no negócio mesmo quando não há mais nada a ser feito
Não saber o momento de largar o negócio mesmo após todas as estratégias já terem sido aplicadas e não terem obtido resultados, é mais um problema.
É preciso saber o momento de parar, antes de despender ainda mais investimentos em uma empresa fadada ao fracasso.
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