As empresas Unicórnios são aquelas que possuem uma valorização de 1 milhão de dólares. Atualmente, diversas StartUps tem o sonho de se tornarem uma empresa Unicórnio, porém, tem se tornado cada vez mais difícil de isso acontecer.
A seguir, iremos explicar quais são os fatores que estão atrapalhando as empresas Unicórnios!
Fatores que estão impedindo o crescimento de empresas Unicórnios
Como citado anteriormente, as empresas unicórnios são denominadas assim por serem startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares, é importante ressaltar que para uma empresa ser chamada de unicórnio é necessário possuir três requisitos: tecnologia, escalabilidade e crescimento acelerado.
Nos dias atuais, existem alguns fatores que estão impedindo o crescimento de empresas unicórnios, como:
- Crise econômica;
- Inflação global;
- Incerteza econômica.
Esses são os principais fatores que abrandam os investidores. Graças a eles, os investidores estão buscando por retornos sustentáveis e rentáveis no meio das condições de mercado voláteis.
Para o futuro, as áreas que são potenciais unicórnios são:
- Tecnologia;
- Telecomunicações;
- Serviços Financeiros;
- Produtos farmacêuticos;
- Produtos de saúde;
- Bens de consumo.
As áreas acima deverão se basear em inovações como inteligência artificial, cloud, tecnologia financeira e comércio eletrônico.
Empresas unicórnios no Brasil
Agora que você já viu o que são as empresas unicórnios e o que as tem atrapalhado, conheça quais são as empresas unicórnios no Brasil! São diversas empresas que alcançaram o marco e tem crescido cada vez mais.
Empresas unicórnios – 99
É a pioneira na lista de unicórnios, o aplicativo de transporte foi criado em 2012 e virou unicórnio em 2018.
Nubank
O Nubank vale mais de US$ 10 bilhões, é uma plataforma de pagamentos e contas, e foi a primeira startup brasileira a se tornar um decacórnio.
iFood
O iFood é um aplicativo de delivery que recebe diversos pedidos diariamente. Nele, é possível fazer a compra de refeições, mercados e farmácias. Se tornou um unicórnio também em 2018.
Ebanx
A Ebanx é a primeira empresa unicórnio da região sul do Brasil, ela foi criada em 2012, na cidade de Curitiba, e permite que empresas estrangeiras – como o Spotify, Airbnb e Aliexpress, vendam produtos e serviços no Brasil.
Quinto Andar
Fundada em 2013, o objetivo da Quinto Andar é ser intermediadora entre proprietários de imóveis e inquilinos, sem ter a necessidade de caução, fiador ou seguro fiança. É um unicórnio desde setembro de 2021.
Loggi
É uma empresa de entregas – diversas lojas virtuais e empresas de todo o país utilizam a Loggi para realizar a entrega de produtos, ela oferece código de rastreio e acompanhamento na entrega.