A empreendedora Izabela Tavares antes de investir no seu negócio, trabalhava como modelo. Largou a carreira para criar um negócio de pães de fermentação natural que tem feito sucesso, e só emprega mulheres.
Conheça a história inspiradora da empreendedora que largou sua carreira como modelo para criar seu próprio negócio!
Empreendedora larga carreira de modelo e cria negócio de pães de fermentação natural que só contrata mulheres
Antes de abrir sua padaria com foco em fermentação natural, Izabela trabalhava como modelo. A empreendedora sempre gostou de cozinhar como hobby, e foi estudar gastronomia quando sentiu que não estava feliz na carreira de moda.
Após a faculdade, ela fez um curso na Itália, pensando que seu negócio teria foco em massas. Lá, ela conheceu a fermentação natural, e quando voltou ao Brasil, começou a fazer pão e a vender para as pessoas. Até que passou a vender também para restaurantes.
Seu negócio começou em 2015, em São Paulo (SP), quando ofereceu pães para os amigos servirem em jantares. De acordo com a empreendedora, o networking inicial fez com que seu pão chegasse a chefs e pessoas envolvidas com gastronomia profissionalmente, que gostaram do produto e perguntaram de onde era o pão, pois queriam comprar.
O Instagram da empreendedora e a rede de conhecidos da época em que trabalhava como modelo também ajudaram a impulsionar as vendas. Os produtos eram feitos na cozinha de casa e a empreendedora passou a ter restaurantes como clientes. O crescimento do negócio foi acontecendo, e em 2016, se mudou para um espaço ocioso, que foi cedido pelo marido. No mesmo ano, investiu em equipamentos industriais e contratou uma funcionária. Em 2017, já tinha quatro colaboradoras.
Para Izabela, é super importante ter mulheres em um ramo que era predominantemente masculino até recentemente, e toda a produção da IZA Padaria Artesanal é feminina.
Hoje, são nove funcionárias ao todo, divididos entre a unidade da Vila Madalena, que conta com um café e salão para consumo, e a da Vila São Francisco, central de produção e ponto de retirada de encomendas.
A empreendedora descreve a fermentação natural sendo como uma mágica que acontece com a mistura de farinha e água, ou farinha e suco. A empreendedora possui uma “massa mãe”, como chama o fermento natural que produz, que foi feita há oito anos e segue viva. A colônia de bactérias tem de ser alimentada diariamente com água e farinha.
Ao longo dos anos, Izabela repaginou seu negócio, e lançou outros produtos.
Em 2021, o faturamento da empresa chegou a R$ 1,3 milhão. E as receitas de 2022 não devem registrar um grande crescimento por conta das pausas e desacelerações que deu no seu negócio. Porém, para o próximo ano, a meta é alcançar R$ 2 milhões.