Dropshipping: conheça o modelo de negócio para quem quer empreender sem complicações

Dropshipping
Dropshipping (Imagem: Freepik)

É inegável o boom do dropshipping que tivemos. E não é por menos. Afinal, este tipo de negócio online se mostra como uma alternativa barata, eficiente e relativamente fácil de começar para qualquer um com vontade de empreender.

Isto porque ele elimina diversos procedimentos que trariam complexidade ao negócio. Assim, ao se concentrar apenas na venda em si, pode-se ter mais sucesso neste front, enquanto elimina todos os custos, de dinheiro e tempo, com a parte pesada.

Dropshipping
Dropshipping (Imagem: Freepik)

No entanto, é importante lembrar que o dropshipping pode ser um modelo de negócio bastante competitivo, com margens de lucro apertadas e desafios únicos. Assim, conhecer como ele funciona e os pormenores envolvidos é essencial.

O que é o dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio no qual o varejista não mantém estoque próprio dos produtos que vende. Ao invés disso, ele atua como intermediadora entre cliente e fornecedor, cuidando de todo o processo de venda, mas sem precisar efetuar o envio em si.

Assim sendo, a loja criada apenas anuncia e vende os produtos. Ela fica responsável pelo marketing, pagamento e comunicação pré e pós-venda. No entanto, todo o estoque é responsabilidade de terceiros, no caso a fabricante ou fornecedora, que é quem cuida da logística de armazenagem, manipulação e envio.

Como funciona o dropshipping

Uma vez que o cliente faça uma compra no site do varejista de dropshipping, este entra em contato com o fornecedor ou fabricante do produto para repassar o pedido.

Este processo pode ser automatizado por plataformas diversas, que envia o pedido diretamente para a fornecedora, trazendo ainda mais praticidade para quem atua com dropshipping.

Isso significa que o varejista não precisa se preocupar em desenvolver uma estrutura para armazenar, embalar e enviar os produtos que vende ele mesmo. Além de economizar em espaço e pessoal, esta liberdade significa que é possível construir um negócio de dropshipping de qualquer lugar.

Afinal, por ser apenas uma intermediadora de vendas pela internet, todo o investimento feito pela loja se concentra em construir uma marca, alcançar o cliente e fidelizá-lo.

Graças a este foco no marketing proporcionado pelo modelo, tudo pode ser feito de uma casa ou apartamento, controlado pelo computador.

Este é o modelo ideal para muitos empreendedores que buscam um negócio simples, rápido de construir e que exige baixo capital inicial. Apesar disso, ainda é preciso tomar certos cuidados.

Quais cuidados tomar antes de começar

Todo negócio apresenta riscos, incluindo o dropshipping, por mais simples e seguro que seja. Naturalmente, é preciso ficar atento com alguns pontos:

Escolha bem os fornecedores

Quando atuando com dropshipping este é o principal ponto de atenção. O fornecedor ideal deve ser transparente em seus processos, incluindo a atualização de estoque para que você venda apenas aquilo que pode entregar.

A comunicação entre as partes deve ser ágil e constante. Afinal, por mais que não seu exatamente seu produto, a reputação ainda é.

Além disso, fique atento com a localização e prazos dados pelas fornecedoras. Afinal, o preço e tempo do frete são fatores decisivos na hora da compra. Assim, devem ser o mais atraente possível para seus clientes.

Construa um catálogo atraente ao longo do tempo

Falando um pouco mais sobre produto, tenha fornecedores que disponibilizam para você uma gama interessante de produtos. Apenas assim conseguirá criar um catálogo único, interessante e que atraia o consumidor.

É importante também criar uma personalidade para sua loja.

Não adianta tentar vender de tudo e não conseguir estabelecer uma conexão com público. Além de competir com mais lojas, você dificilmente conseguirá construir uma identidade.

Assim, é melhor se concentrar em um nicho e expandir aos poucos, do que tentar fazer de tudo logo no começo.

Estude o seu público

Por fim, fazer o marketing dos produtos vendidos e da sua loja em si é sua total responsabilidade. Portanto, é função do empreendedor de dropshipping conhecer seu nicho de atuação ao máximo e desenvolver as formas de atrair este público para si.

Dessa maneira, se concentre em estudar para quem você vende, fazendo pesquisas e segmentações de marketing efetivas. Conheça a linguagem, escrita e visual, utilizada e molde-a a seu favor.

Estude também marketing digital e uso da internet e suas ferramentas nas vendas. As técnicas são super úteis, especialmente no que tange às redes sociais, posicionamento em mecanismos de buscas e fortalecimento de marca. Assim é possível fazer um negócios de dropshipping dar muito certo!

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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