O Direct to Consumer (D2C) é um modelo de negócio de empresas que oferecem produtos diretamente para o consumidor, sem a necessidade da intermediação de atacadistas, varejistas ou lojas físicas.
A seguir, separamos um guia completo sobre Direct to Consumer. Acompanhe!
Direct to Consumer: conheça essa tendência que pode trazer bons resultados nos negócios
A estratégia Direct to Consumer permite o desenvolvimento de novas fontes de receita para os negócios, já que elimina intermediários. Além disso, as marcas também conseguem reduzir custos de distribuição e obter mais controle sobre a margem de lucro.
Atualmente, o D2C já apresenta um ótimo faturamento, e mais empresas estão para implementar o modelo.
O D2C, em geral, busca construir uma experiência mais próxima com o cliente final, trazendo a oportunidade de conhecer realmente o consumidor e saber quais são suas preferências.
Você deve estar atento a esse modelo de negócios, veja as principais tendências que envolvem ele:
Crescimento das vendas essenciais e de nicho
Nos últimos anos, o comportamento de compra do cliente se transformou muito devido às circunstâncias do coronavírus. Os consumidores que antes iam até lojas físicas, passaram a comprar itens direto de suas casas. Além disso, houve um grande aumento na demanda de produtos de nichos específicos, como de vestuário mais confortável, equipamento para home office, entre outros.
Está previsto que, mesmo com a volta da rotina presencial, os clientes ainda optem pelas compras online devido a conveniência proporcionada por isso.
Logística integrada e fulfillment
Hoje, os clientes deixaram de ver o envio imediato e rápido como um bônus na venda online, eles esperam encontrar essa comodidade em todas as compras realizadas no e-commerce. Para o D2C, a logística integrada é fundamental para preparar as mercadorias e levar até o comprador.
Já o fulfillment é uma tendência onde há a terceirização do serviço de armazenamento do estoque e de entrega, o que garante a disponibilidade imediata do produto ao consumidor.
Humanização do relacionamento com o consumidor
O comprador está valorizando cada vez mais uma experiência online humanizada e mais próxima da marca, e o D2C investe em táticas para personalizar e otimizar a experiência de compra online.
Foco na jornada de compra do consumidor
Uma das principais tendências do D2C é o investimento na experiência do cliente para que ele se identifique com sua marca.
Para conseguir isso, as indústrias estão investindo no uso de diferentes recursos virtuais, além de uma abordagem omnichannel, que combina a jornada do cliente digital no e-commerce da marca com as lojas físicas.