O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica age como a forma de identificação perante os órgãos oficiais do governo, e para se ter um negócio, é necessário abrir. Existem diferentes formas de abrir um CNPJ e é preciso avaliar para saber qual o melhor formato para o seu empreendimento.
A seguir, fizemos um guia completo sobre as diferentes formas de se abrir um CNPJ. Acompanhe!
Essas são as diferentes formas de abrir um CNPJ em 2023
Antes de mais nada, o CNPJ é super importante para um negócio, pois ele é uma forma de identificação perante a Receita Federal e para todos os assuntos relacionados ao controle e fiscalização de tributos.
Agindo como um documento principal, o CNPJ é composto por 14 números que, ao serem acessados, revelarão todas as informações do seu negócio, como nome, data de abertura, endereço e nicho de mercado. Não ter um CNPJ faz com que a sua empresa seja inexistente.
As formas de abrir um CNPJ são:
CNPJ MEI
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, e é uma categoria para profissionais autônomos.
A modalidade é válida apenas para empresas que faturam até R$ 81 mil ao ano, possuam até um funcionário, entre outras regras.
Para abrir o MEI você deve:
- Acessar o Portal do Empreendedor;
- Selecionar a opção “Quero ser MEI”;
- Clicar em “Formalize-se!” e preencher os dados solicitados;
- Em poucos minutos você estará com o CNPJ MEI pronto!
CNPJ Ltda
Essa modalidade é um pouco mais complexa, voce deve:
- Contratar um contador
Ele lhe ajudará a evitar contratempos que possam atrasar o lançamento da sua empresa.
- Definir o CNAE da sua empresa
CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É um modelo de classificação feito pelo governo para identificar seu regime de atuação e qual a carga tributária você deverá pagar mensalmente.
- Determinar a natureza jurídica
A natureza jurídica engloba todas as exigências, normas e deveres às quais sua empresa e sócios deverão estar em conformidade. Ela é definida por diversos fatores e corresponde à natureza jurídica Sociedade Empresária Limitada.
- Elabore seu contrato social
O contrato social deve constar as principais informações de cada um dos sócios.
- Faça o registro nos órgãos competentes
Junte toda a documentação e legalize-a em uma Junta Comercial ou Cartório. Os documentos variam a depender da natureza do seu negócio e de qual cidade ele será instalado.
Após isso, o ele estará pronto, e você precisará voltar à Prefeitura para receber o seu alvará de funcionamento.
ME – Microempresa
O CNPJ ME, ou Microempresa, corresponde a empreendimentos cujo faturamento não ultrapassa a casa dos R$ 360 mil anuais. O processo para a abertura dele é o mesmo do anterior.
Simples Nacional
Esse modelo tem como objetivo facilitar o cumprimento das obrigações mensais de empresas de pequeno e médio porte. Para a abertura dele, o processo é o mesmo dos anteriores, mas no final do processo você deve informar a sua opção pelo regime Simples Nacional.