Dicas para conseguir fazer uma ótima prospecção de clientes

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A prospecção de clientes é uma etapa super importante no processo de venda. Ela é fundamental para buscar e atrair seus clientes ideais, ou seja, aqueles que têm maiores chances de se tornarem fiéis à sua marca.

A seguir, separamos um guia completo com dicas sobre a prospecção de clientes. Acompanhe! 

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Dicas para conseguir fazer uma ótima prospecção de clientes

Prospecção de clientes é uma etapa do processo de venda super importante, que consiste em mapear os potenciais compradores e contatá-los. 

Ela é fundamental para que um negócio busque os clientes certos. Para ter uma empresa de sucesso e construir uma base de clientes sólida, é necessário investir em uma boa prospecção.

Em geral, ela serve para identificar, buscar e atrair os potenciais compradores da sua empresa. 

Mas afinal, como fazer a prospecção de clientes?

Existem diversos meios de fazer isso em uma empresa. Os dois caminhos principais são:

  • Prospecção ativa

Nela, a empresa toma a iniciativa de contatar os potenciais clientes mapeados, seja por e-mail, telefone, redes sociais ou qualquer outro canal de comunicação.

  • Prospecção passiva

Ao invés de contatar ativamente os clientes, o negócio investe em estratégia de marketing para atraí-los.

O primeiro tipo remete ao famoso telemarketing, que não possui uma fama muito positiva devido às ligações insistentes e inconvenientes de operadores. 

No entanto, ainda existem maneiras de fazer prospecção ativa sem incomodar e com altos índices de sucesso, como nas estratégias via e-mail e app de mensagens.

Já para a prospecção passiva, é envolvido o chamado inbound marketing, ou marketing de atração, que consiste em estratégias para trazer o cliente até a empresa ao invés de usar a publicidade tradicional, que pode ser invasiva.

Vantagens de prospectar clientes

Prospectar clientes traz diversas vantagens! Veja algumas delas:

Aumentar e qualificar sua base de consumidores 

As empresas que não se preocupam em prospectar consumidores tendem a ter um número muito limitado de clientes e enfrentar problemas com a qualificação desses consumidores. 

O resultado disso é ter de lidar com uma base de consumidores instável, com baixo índice de fidelização e pouca compatibilidade com o produto ou serviço vendido.

Atrair os consumidores certos

Um dos pontos principais da estratégia é entender que nem todo cliente é vantajoso. É claro que a falta de compradores pode levar um negócio à falência, mas em geral, clientes “ruins” geram muitos gastos com marketing, atendimento e suporte, além de renderem pouco dinheiro para a empresa, com as estratégias, você atrai os consumidores certos!

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