Para muitos empreendedores, uma franquia podem representar a melhor opção para entrar no mundo dos negócios. Para isso, no entanto, é preciso saber escolher muito bem a marca na qual investir.
A escolha da franqueadora certa por vezes é o que realmente ditará se o negócio poderá ou não fazer sucesso.
Dessa forma, a seguir nós separamos algumas dicas exclusivas que te farão não errar no momento de avaliar marcas e escolher a melhor franquia, aquela que realmente vale a pena investir, e te fará ser um empreendedor de sucesso.
Considere suas habilidades e experiências
Para escolher a melhor franquia para você, a primeira coisa a se fazer é avaliar suas próprias habilidades e experiências profissionais. Isso porque, quanto mais identificação você tiver com o negócio, maiores as chances de o cotidiano na empresa ser produtivo.
A partir desse autoconhecimento, busque por uma franquia que esteja alinhada com suas habilidades e interesses, para que você possa desempenhar um papel ativo no negócio.
Verifique a qualidade do produto ou serviço oferecido pela franquia
Uma franquia de sucesso depende da qualidade do produto ou serviço oferecido.
Portanto, especialmente quando se a marca que você está pensando em investir não for assim tão conhecida, certifique-se de que ela oferece um produto ou serviço de alta qualidade e que tenha um público-alvo atraente e bem definido.
Avalie a concorrência da franquia
Não é por se tratar de uma franquia que a marca conhecida fará sucesso instantaneamente em sua região.
Assim, verifique a concorrência onde você pretende abrir a franquia e quantas outras lojas ou negócio da mesma marca já existem na área.
Negócios muito parecidos e já consolidados, mesmo que não sejam franquia, também devem ser considerados. Só assim você poderá avaliar se há espaço para mais um negócio do mesmo setor nessa região.
Verifique a flexibilidade do modelo de negócios
Isso é uma coisa muito importante já que boa parte das franquias tem um padrão bem definido e simplesmente não permite que se façam alterações no modelo de negócio.
Portanto, verifique se a franquia oferece um modelo flexível, permitindo que você personalize o negócio conforme a necessidade da região e de seus clientes. Caso avalie que sem mudanças o negócio tem chances de fracassar, pode ser melhor ir atrás de outras marca.
Pesquise a estabilidade financeira da franqueadora
Ninguém quer investir em um negócio que em pouco tempo pode quebrar e deixar o investidor na mão, certo?
Assim, para ser a melhor franquia para você, a estabilidade financeira da franqueadora, seus antecedentes financeiros e a solidez do modelo de negócio devem ser satisfatórios e confiáveis.
Certifique-se de que a marca está comprometida com o crescimento da rede e tem um histórico de sucesso, do contrário, abra mão e continue procurando por uma empresa mais sólida.
Verifique se há suporte de marketing
É comum que embutido no valor de franqueamento a marca já preveja uma porcentagem que deve ser direcionada ao marketing e a publicidade. Mesmo assim, se não houver certeza sobre o assunto, busque entender as políticas de marketing da franqueadora.
Mais que isso, verifique se a empresa prevê suporte de marketing para os franqueados e de que forma isso ocorre, no caso, se é realmente suficiente e útil.
Um bom marketing pode ajudar a aumentar a visibilidade da franquia e atrair novos clientes.
Para escolher a melhor franquia, converse com outros franqueados
Nada vai esclarecer mais as suas dúvidas sobre a empresa e seu suporte quanto falar com quem já há conhece na prática. Então, converse com outros franqueados da rede e obtenha feedback sobre suas experiências.
Descubra quais são os desafios e oportunidades que eles enfrentam, e avalie se você está disposto a lidar com essas questões.
Lembre-se de que investir em uma franquia é um compromisso a longo prazo, portanto, faça uma pesquisa cuidadosa antes de tomar a sua decisão.
CONFIRA Também:
Esses são os MOTIVOS para ainda investir em FRANQUIAS em 2023