Ter o próprio negócio é o sonho de muitos, e um dos meios de conquistar isso é abrindo uma franquia. No entanto, existem diversas burocracias que envolvem esse processo e é necessário estar atento para abrir de maneira segura.
A seguir, separamos dicas essenciais que você deve seguir para abrir uma franquia de maneira segura. Acompanhe!
Dicas ESSENCIAIS para quem quer abrir uma franquia de maneira SEGURA
Investir em uma franquia é uma opção de investimento super segura para quem deseja entrar no mundo do empreendedorismo.
O faturamento das franquias está mostrando uma alta taxa de crescimento, porém, é preciso ter alguns cuidados para evitar futuras frustrações antes de investir nesse modelo.
Veja algumas dicas essenciais:
Pesquisa
A pesquisa é um dos passos mais importantes que você deve fazer. Afinal, não basta escolher apenas a opção de franquia mais lucrativa, é necessário avaliar a compatibilidade da atividade com seu perfil de empreendedor.
Busque pesquisar as franquias, fazendo uma análise do negócio. Certifique-se que o negócio se encaixa com o seu perfil e suas habilidades.
Experiência do franqueador
Ao virar um franqueado, não espere que os lucros irão aparecer sem nenhum esforço. Para obter o sucesso já alcançado pelo franqueador, você precisa de apoio.
O apoio ocorre na forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional.
Você pode medir isso conversando com os donos de outras unidades que já estão em operação.
É essencial que você avalie a experiência do franqueador e o suporte oferecido por ele, é com esse apoio que o seu negócio dará certo, já que ele trará o know how da empresa. Além disso, quando for conversar com donos de outras unidades, busque saber como foi a experiência deles com o franqueador.
Financeiro
Um outro ponto super importante a ser analisado antes de decidir que irá investir no modelo de franquias é a análise financeira.
Manter uma operação não é nada fácil, e até que ela se torne rentável, você deverá ter capital suficiente para iniciar e para mantê-la. Gastar mais do que você havia planejado é super arriscado e pode ser muito prejudicial.
Portanto, tenha uma noção da rentabilidade do negócio. Um meio de se ter mais segurança é checando a saúde financeira da própria empresa franqueadora. Para isso, cheque seus últimos balanços e como ela se comportou em momentos de crise.
Investir em uma franquia pode ser algo muito lucrativo e um ótimo caminho para o empreendedorismo, mas não deixe de ficar atento aos pontos apresentados!