Delivery – Principais erros cometidos e como evitá-los

erros no delivery

Investir no serviço de entregas de alimentos é um negócio certeiro, ainda mais em momentos de restrições e crises. Apesar disso, você sabia que existem alguns erros nos delivery que são praticamente imperdoáveis na visão dos clientes?

Assim com existem muitas coisas que podem ser usadas para melhor um negócio, também existem coisas que queimam completamente a imagem de empresas.

Esses erros podem ser considerados básicos e para alguns empreendedores podem até não parecer tão grave. O problema é que quando se trata do cliente, a opinião que conta é a dele.

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É claro que errar faz parte, e em um momento ou outro você precisará lidar com esse fato no seu negócio, porém, se for possível evitar erros desnecessários, evite. Muitos clientes não são compreensivos e acabam nunca mais voltando.

A seguir você confere os 5 principais erros do delivery que podem prejudicar de verdade as vendas do seu negócio.

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1 – Apenas um canal de atendimento

Pode até ser mais fácil receber pedidos por apenas um canal de venda, no entanto, você já parou para pensar o quanto de dinheiro pode estar perdendo por causa disso?

Clientes de delivery prezam pela comodidade. Dessa forma, oferecer mais de um canal, é deixá-lo escolher a opção mais confortável para si.

Além disso, para os negócios que utilizam aplicativos delivery como iFood, Uber Eats ou outro, atender em outros canais é garantir que a renda de alguns pratos vá integralmente para o bolso do negociante. Isso porque, como você deve saber, aplicativos cobram uma taxa sobre cada venda realizada na plataforma. Dessa forma, com vendas realizadas apenas por esse canal a lucratividade do seu estabelecimento pode cair drasticamente.

2 – Entrega muito demorada – Erros do Delivery

Uma das coisas que mais irritam o cliente do delivery é precisar esperar demais para receber sua encomenda. É claro que o negócio precisa de tempo hábil para o preparo e entrega, no entanto, não vale abusar da paciência do consumidor.

Apesar de pedidos demorados serem um problema, existe algo pior do que isso: pedido entregue com atraso. E não, não é a mesma coisa.

Uma coisa é o pedido demorar para chegar com o cliente sabendo disso, outra coisa é a entrega estar marcada para um horário “x” e não chegar. Você mesmo já deve ter passado por isso e sabe o quão ruim é estar com fome e ter que esperar ainda mais.

Acredite que com certeza esse é um dos maiores motivos para clientes nunca mais voltarem a comprar de estabelecimentos.

3 – Pedido entregue com erro

Esse é um divisor de águas para diversos clientes entre voltar ou não a pedir de algum lugar.

Não há nada mais chato que encomendar um alimento, que muitas vezes demora para chegar, e quando chega ver que recebeu o pedido errado.

A pior parte dessa situação é o descaso para com si que o cliente sente. Parece que quem atendeu ou embalou seu pedido não se deu o trabalho de prestar atenção no que estava fazendo.

É claro que esse é só o sentimento do cliente e que erros assim são passíveis de acontecer por conta de correrias da entrega. Dessa forma, quando passar por isso, para evitar constrangimento e conseguir reverter a situação favoravelmente, ofereça algum tipo de recompensa ao cliente.

Por exemplo, você pode mandar o pedido certo para a casa do cliente, sem cobrar mais nada por isso é claro, acompanhado de um prato a mais, um doce, ou algo do tipo. Também pode ser interessante, além de pedir desculpas é claro, oferecer um próximo pedido grátis ao cliente.

Acredite, com a forte concorrência do mercado delivery, vale tudo para manter o cliente satisfeito.

4 – Pedido mal embalado – Erros do Delivery

Ao emalar os pedidos, tenha todo cuidado do mundo e sempre invista em embalagens para delivery de qualidade.

Receber bebidas derramadas, ou hambúrguer e pizza desmontados, por exemplo, acaba com a experiência do cliente.

Por isso, sempre cheque as embalagens antes do envio, tente organizá-las de um jeito que elas não corram riscos e fique de olho também em seus entregadores. Garanta que os profissionais estão fazendo as entregas de maneira correta, sem colocar as mercadorias em risco.

Outro ponto que vale mencionar nesse tópico também em relação às embalagens, é a aparência. Garanta que os recipientes que você está utilizando nas suas entregas sejam personalizados de alguma forma com a sua marca.

Pode não parecer, mas a apresentação do produto desde o seu recebimento fazem muita diferença para o cliente, que enxerga zelo em embalagens bem elaboradas.

5 – Atendimento ruim

Esse é indiscutivelmente o principal motivo para nunca mais comprar de algum lugar.

O atendimento para muitas pessoas é o ponto principal para se tornar ou não um cliente de um estabelecimento. Isso porque, muitas vezes, até podem existir lugares com comidas melhores, mas se o seu atendimento for impecável, você ficará gravado na memória do cliente.

Sendo assim, caso você possua uma equipe, invista em treinamento para o atendimento ao público. Em qualquer situação que o cliente se sinta desrespeitado ou incompreendido pelo atendente, pode ter certeza que dificilmente ele irá voltar.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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