Engana-se quem pensa que traçar estratégias complexas e desenhar planos de ação são exclusividade de grandes empresas. Muito pelo contrário, encontramos na aplicação de CRM para pequenas empresas oportunidades incríveis para manutenção de suas atividades na escala desejada e com ótimos resultados.
Dadas as proporções, é possível aplicar qualquer prática em negócios de todo tamanho. Apesar das particularidades de cada caso, a simples internalização de princípios que visam melhorar a relação da empresa com o cliente já será um grande passo.
Assim, conhecer o CRM, e o que ele traz de potencialidade para sua pequena empresa, é um grande passo para você chegar onde sempre sonhou.
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente em uma tradução livre para o português.
Em termos simples, o CRM é um conjunto de estratégias, processos e tecnologias utilizados para gerenciar e melhorar as interações com os clientes no pré, durante e pós venda.
Assim, ele engloba desde a coleta de dados e análise do histórico de compras e interações, até o planejamento de campanhas de marketing direcionadas.
Tudo feito com o objetivo de aprimorar a satisfação do cliente e fortalecer os laços entre a empresa e seus consumidores, criando uma comunidade fiel e promotora da marca.
Importância do CRM para pequenas empresas
Embora as pequenas empresas possam ter uma base de clientes menor em comparação com as grandes corporações, a gestão eficaz do relacionamento com o cliente continua sendo crucial para o sucesso a longo prazo.
Na verdade, justamente por isso ele se torna tão crucial. Afinal, se a sua base é menor, fidelizá-la e trazê-la para mais perto de você é ainda mais essencial para alcançar resultados melhores.
Assim, tudo o que o CRM engloba pode, e deve, ser aplicado em alguma escala nesses empreendimentos.
Melhor compreensão do cliente
Primeiramente, e mais importante, aplicar o CRM permite que as pequenas empresas obtenham insights valiosos sobre as preferências, histórico e necessidades dos clientes.
Essas informações devem então ser usadas para personalizar os produtos e serviços oferecidos, assim como a comunicação. Com isso é possível se aproximar significativamente mais das pessoas e dar mais significado ao que sua empresa produz, além da simples aplicação prática.
Aumento da eficiência operacional
Com um sistema de CRM bem integrado, empresas de todo tamanho conseguem automatizar tarefas manuais. Entre elas estão a coleta de dados, rastreamento de interações e gerenciamento de leads.
Isso economiza recursos diversos, permitindo que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas e que exigem o tato humano.
Fidelização e retenção de clientes
Manter clientes atuais retornando ao seu negócio é mais rentável do que adquirir novos. Nisto o CRM ajuda diretamente, sendo uma das suas principais aplicações.
Isto porque essas ações contribuem para uma aproximação entre empresa e cliente. Quando ele se sente visto, a conexão emocional formada é muito forte, e influencia diretamente na tomada de decisão de compra.
Como começar a aplicar CRM em pequenas empresas
1 – Defina seus objetivos
Antes de iniciar a implementação do CRM, é essencial identificar os objetivos específicos que você deseja alcançar.
Os mais comuns, e onde as estratégias atracam diretamente, são aumentar a taxa de conversão de leads, melhorar o suporte ao cliente e aprimorar o lifetime value.
Ter metas claras ajudará a direcionar toda a estratégia, desde a escolha do software e a personalização do sistema, até os treinamentos dados à equipe e escolha dos KPIs acompanhados. Essa abordagem mais focada é ideal para minimizar gastos e esforços quando aplicada em pequenas empresas.
2 – Escolha a solução de CRM adequada
Existem diversas opções de softwares para CRM disponíveis, tanto pagas quanto gratuitas.
Analise as necessidades da sua empresa e pesquise as soluções mais comuns, considerando recursos como automação de marketing, gerenciamento de contatos, análise de dados e integração com outras ferramentas.
Não se deixe levar pelas mais conhecidas e usadas. Por mais que sejam soluções incríveis, os gastos associados e escala não necessariamente respondem às suas necessidades imediatas.
3 – Capacite sua equipe e colete dados relevantes
Por fim, é importante fornecer treinamento adequado para a equipe sobre como usar o sistema de CRM. Enfatize a importância de coletar e atualizar regularmente os dados dos clientes, e as práticas que deverão passar a fazer parte da rotina.
Afinal, não adianta nada ter as melhores estratégias, KPIs e plataformas se você, e sua equipe, não se capacitam para aplicá-las. Apenas assim o CRM para pequenas empresas trará os resultados esperados.