As vendas online estão a cada dia mais populares e também mais concorridas. Dessa forma, tudo o que possa fazer com que o seu negócio se destaque entre os outros é bem vindo. A reputação na plataforma Mercado Livre age exatamente dessa forma.
Para que um cliente tenha confiança em efetuar compras com tal vendedor, é preciso que de alguma forma ele saiba qual o nível de honestidade do anunciante. Para isso, o Mercado Livre utiliza uma ferramenta que nivela essa informação por meio das análises positivas, entre outros fatores, que o vendedor corresponde.
O fator de reputação é primordial para quem quer ter sucesso em vendas na plataforma, e saber quais estratégias utilizar para que ela aumente é realmente útil.
A seguir nós te contamos quais os pontos a serem focados para ajudar nesse fator, além de outras informações pertinentes.
Confira também:
Responder perguntas no Mercado Livre: Como ter vantagens com seus clientes
O que é nível de reputação no Mercado Livre
O nível de reputação do Mercado Livre, é basicamente a classificação que o vendedor possui dentro da plataforma.
Ela é representada por 5 cores que vão do pior nível de reputação até o melhor. Em resumo, quanto mais verde e menos vermelho a reputação de um vendedor, melhor ele aparece no ranking de comerciantes da plataforma.
Muito além de manter o nível de reputação no verde para atestar a sua credibilidade para o cliente, estar classificado como um bom vendedor faz com que você venda mais.
Isso acontece porque o algorítimo do marketplace acaba elevando a visibilidade do seu negócio nas operações de busca. Desta forma, aparecendo para mais pessoas, as chances de se sobressair a concorrência são muito maiores.
Caso ainda não saiba como fazer as suas vendas confira o nosso passo a passo completo para vender no Mercado Livre disponível no site ou no canal do Revendedor no YouTube:
Estratégias para aumentar a reputação no Mercado Livre
Para calcular a reputação do vendedor, o Mercado Livre leva em considerações alguns critérios que dizem respeito a experiência do cliente.
Dessa forma, é preciso ter em mente que quanto melhor, mais simpático e ágil for o seu atendimento, melhor você será avaliado. Da mesma forma, se o seu produto for bom, a entrega for rápida, entre outras coisas, mais “pontos” são acrescentados a sua reputação.
Veja a seguir algumas dicas que com certeza ajudarão a te deixar melhor posicionado na plataforma.
Atente-se as tendências
As tendências do mercado livre são os produtos que estão com maior saída. O próprio marketplace faz a divulgação diária dos itens mais buscados na plataforma. Assim, poderá ter insights do que vender e também de palavras chaves interessantes para o seu nicho de vendas.
Saiba mais sobre como usar as tendências do Mercado Livre no nosso vídeo no YouTube:
Faça de tudo para manter as reclamações baixas
Um dos principais pontos de avaliação do Mercado Livre sobre vendedores são as reclamações recebidas pelos clientes.
É muito importante para fazer com que a reputação aumente, que os níveis de reclamação dos clientes não ultrapasse os 3%. Sendo assim, de todas as vendas que você realizar, apenas 3% delas podem receber reclamações.
Para evitar que isso aconteça, sempre seja transparente com o seu cliente, tanto em relação ao seu produto quanto a outros fatores como entrega e valores.
No caso de haver qualquer divergência no processo de compras, informe o cliente o mais breve possível e tente resolver o problema de forma a não prejudicar o cliente.
Certifique-se de fazer a sua parte na entrega de mercadorias
Outra coisa avaliada é a questão das entregas de mercadorias feitas ao cliente.
O ideal é que não haja nenhum tipo de atraso ao entregar mercadorias. Para garantir isso, o ideal é utilizar o Mercado Envios, o próprio sistema de despacho do Mercado Livre.
Isso é o mais indicado do que combinar a forma de entrega com o cliente, porque o sistema tem correspondência direta com o sistema da plataforma. Dessa forma, fica mais fácil o monitoramento desde a postagem do produto até o seu recebimento.
Nesse caso de utilização do serviço Mercado Envios, a única coisa que o marketplace avalia no vendedor é o tempo que ele leva para entregar a mercadoria aos Correios.
Nos casos de ocorrência de atrasos, para garantir a reputação, as decorrências não devem ultrapassar 15% em relação ao volume de vendas.
Evitar o cancelamento de vendas
Basicamente, é necessário zelar para que os níveis de cancelamentos de compras seja mínimo, no caso 3%.
Quando um cliente decide por cancelar a compra, ou ocorre um erro onde o vendedor precisa devolver o dinheiro ao comprador, isso acaba afetando a avaliação positiva do negócio.
Por isso, o ideal é sempre oferecer um atendimento de primeira linha ao cliente, tornando isso um atrativo para que o mesmo não cancele compras.
Volume de vendas
Tenha em mente que de nada adiante seguir todas as regras anteriores se você não faz vendas suficientes durante o mês.
Atualmente para avaliar reputação, o Mercado Livre calcula o percentual de vendas ocorridas em 3 meses. Caso nesse tempo o vendedor tenha feito menos de 60 vendas, a plataforma passa a considerar as vendas realizadas no último ano.
Sendo assim, é preciso vender para poder criar uma reputação. Veja aqui produtos para vender todo o dia no Mercado Livre.