vocCom o passar dos anos, o aumento de concorrência em todos os setores do mercado fez com que os clientes se tornassem cada vez mais exigentes. Assim, empresas que não quiserem ficar para trás, não podem mais colocar fé apenas em seus produtos, e sim adotar algumas estratégias em que o cliente é a prioridade no negócio.
Foi-se o tempo em que empresas tinha como diferencial produtos ou serviços exclusivos, e independente de outras falhas, conseguiam que o cliente sempre retornasse.
Com a ampliação do empreendedorismo e o mercado digital, hoje em dia o cliente tem inúmeras opções de negócios que comercializam exatamente o que ele procura com o preço que ele quer pagar. Assim, para fisgar sua atenção você precisa adotar novas estratégias no seu negócio, entre elas o que está sendo conhecido como Mindset de Atendimento.
Mindset de Atendimento: O que é?
É muito possível que você já tenha frequentado algum negócio onde acabou sendo tratado de forma decepcionante e por isso, nunca mais voltou, certo?
Pois a principal ideia das estratégias de Mindset de Atendimento é justamente evitar esse tipo de situação. Ele cria uma cultura de negócio em que o cliente seja o foco.
O termo é amplamente discutido por Andreza Capelo no artigo “Mindset de Atendimento: O Cliente no Centro ou Sua Empresa Fora”. Nele, a analista do SEBRAE explica como é importante que o empreendedor adapte sua empresa para atender o consumidor da maneira como ele realmente quer ser tratado.
Em suma, a especialista deixa claro que, de forma geral, um cliente pode desculpar falhas de empresa em vários setores, menos quando essa falha é voltada a um atendimento que o fez sentir-se desvalorizado de alguma forma.
Como aplicar o Mindset de Atendimento no seu negócio?
O Mindset de Atendimento não é exatamente uma ação, e sim um “modus operandi” que a empresa deve assumir para dar ao cliente o melhor atendimento possível.
Assim, podemos dizer que o primeiro passo para aplicar essa ideia no seu negócio é treinar sua equipe para que o cliente seja prioridade.
E não, isso não é adotar aquela velha ideia de que “o cliente está sempre certo” ou ainda dar descontos absurdos e outras coisas do tipo.
Não, a ideia aqui é que todos na sua empresa saibam prestar um bom atendimento, ouvindo o que o cliente tem a dizer, sendo solicito e ágil em todo momento, e resolvendo a dor do consumidor da forma mais adequada possível.
Ok, tudo isso pode parecer óbvio, mas a grande verdade é que o que mais se vê por aí são líderes e funcionários atendendo clientes com visível má-vontade e cometendo erros bobos pelo simples fato de não prestarem atenção naquilo que o consumidor está dizendo.
Dessa forma, você e o seu funcionário precisam “configurar a mente” para prestar sempre o melhor serviço.
E em negócios digitais?
Caso o seu negócio não permita o contato direto com o cliente, o mindset ainda assim pode ser aplicado de forma útil.
Quem compra pelo digital busca agilidade e rapidez, e por vezes, precisa de assessoria em casos de trocas, problemas nas plataformas e outros casos.
Assim, a estratégia aqui pode ser adotada investindo em tecnologia. Ela fará com que a navegação no e-commerce seja facilitada e não dê “trabalho” ao cliente para fechar uma compra.
Trabalhar com variadas formas de pagamento, oferece uma logística rápida…tudo isso contribui para que o consumidor se sinta satisfeito.
A agilidade na hora de responder e resolver problemas que possam surgir após ou durante a compra também são essenciais. Ela traz a chance que o negócio precisa de se mostrar completamente à disposição do comprador.
Quais os benefícios dessa estratégia para o negócio?
Nosso título de texto não é a toa! Os negócios que tem o cliente como prioridade tendem a crescer e ter muito mais lucro do que aqueles que agem de outra maneira.
O motivo para isso é o mais simples de todos! Quando o cliente se sentir valorizado, bem atendido e com suas dores resolvidas, ele irá voltar a procurar a sua empresa quando novamente precisar.
Assim, com um atendimento de ouro, você fideliza o cliente, e o mesmo indica para outras pessoas o seu negócio. Isso promove marketing espontâneo e boca a boca, que é muito rico para o negócio.
CONFIRA Também: