O Instagram é uma ferramenta poderosa para iniciar ou alavancar suas vendas, afinal essa rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários – e destes, mais de 500 milhões acessam a plataforma diariamente.
Não somente como um contato com amigos, a grande maioria já utiliza o Instagram para pesquisas de lojas ou mesmo para decidir sobre a aquisição de um determinado produto.
Por isso, o Instagram é muito usado hoje para compras, pesquisas de produtos e até para conhecer novos negócios. Você pode aproveitar a ferramenta não só para ajudar nas suas vendas, mas também para conhecer melhor seu público e entender suas preferências.
Divulgar seu negócio na rede social é fundamental para conhecer seus clientes.
Como vender pelo Instagram?
Como dito, saber quem é seu cliente é um dos pontos essenciais para entender como vender pelo Instagram, afinal você não quer perder tempo tentando vender seus produtos para as pessoas erradas, certo?
É importante acompanhar quem curte, compartilha e comenta seus posts e stories para ver se é possível identificar características em comum entre essas pessoas. É basicamente definir um perfil de consumo.
Ao conhecer o público, você terá noção sobre as preferências dele, identificando assim o que ele mais precisa ou deseja. Se você acha isso difícil, que tal realizar uma pesquisa de opinião, criando um formulário ou mesmo usando os stories do Instagram para questionar os clientes para que contribuam para melhorar ainda mais sua loja?
Além disso, outras duas apostas para vender pelo Instagram é fazer suas postagens em horários que combinem com o seu tipo de público, assim como fazer anúncios seguidos, apresentando seu produto.
Você pode escolher para quem o anúncio será exibido, filtrando pela localização, idade, páginas curtidas pelas pessoas, entre outros filtros. Fazer um anúncio não é caro e pode proporcionar um ótimo retorno financeiro e visual ao seu negócio!
O oferecimento de cupons/descontos, assim como promoções, para os seguidores pode também auxiliar nas vendas pelo Instagram, atraindo ainda mais pessoas para seu perfil.
5 Dicas simples para vender pelo Instagram
Existem algumas dicas básicas para quem está começando a vender pelo Instagram. Não é complicado usar tal plataforma para os negócios, mas essas dicas vêm para facilitar ainda mais seus passos:
1– Crie um perfil comercial!
O perfil comercial conta com alguns recursos muito úteis e que não existem nos perfis pessoais, como, por exemplo, verificar quantas pessoas visualizaram as publicações, saber quem interagiu com elas, analisar a quantidade de pessoas que visitaram o seu perfil, verificar a quantidade de cliques nas postagens e links, além da própria possibilidade de fazer anúncios!
A conta comercial do Instagram é projetada justamente para que as principais informações do seu negócio sejam mostradas ao seu público.
Você pode tanto criar a conta comercial quanto alternar para esse tipo de perfil a partir de sua conta pessoal. Basta ir nas configurações do Instagram caso opte pela segunda opção.
2– Não esqueça da biografia!
O pequeno texto que aparece no perfil do Instagram deve ser usado para que você descreva o seu negócio, contando um pouco sobre ele para que as pessoas visualizem no momento em que acessarem seu perfil.
O recado deve ser simpático e explicativo ao mesmo tempo. Use sua criatividade!
3– Crie postagens interessantes e com conteúdo!
As pessoas não querem apenas posts sobre produtos e promoções – elas querem informações, tendências, novidades e tudo isso unindo qualidade.
Use postagens para compartilhar informações sobre a produção dos produtos, curiosidades sobre eles, dicas de uso, fotos do seu próprio dia a dia, entre outras ideias.
4– Tenha atenção aos posts de venda!
Na hora da montagem do post de vendas, faça questão de usar ótimas fotografias e com descrições completas dos produtos.
O objetivo é convencer e atrair os clientes para que eles realmente façam a compra, por isso nada melhor do que explicar um pouco sobre o produto e usar imagens atrativas.
Quanto maior for seu capricho, melhor.
5– Use hashtags e stories!
A utilização de # (hashtags) auxilia nas pesquisas realizadas pelas pessoas por publicações sobre um mesmo tema.
Os clientes geralmente buscam por empresas dessa maneira no Instagram, assim conseguem encontrar seu post e entrar em contato com sua empresa, garantindo uma maior chance de venda.
Só não esqueça que as hashtags devem sempre estar relacionadas com seus produtos, ok?
Já os stories facilitam a publicação de conteúdos curtos e que somem depois de 24 horas. Esse tipo de postagem atrai muita gente e pode ser uma boa estratégia para quem está começando um negócio no Instagram.
Como é uma interação mais dinâmica, o engajamento com o público é ótimo, assim você pode criar enquetes, perguntas, contagens regressivas para o lançamento de um novo produto, entre outras alternativas.
Interagir com o seu público faz parte das vendas no Instagram, não deixe isso de lado!
Você tem mais alguma dica para quem quer vender pelo Instagram? Deixe nos comentários!