Vender é uma verdadeira arte, que depende de uma série de coisas para dar certo. Fundamentalmente, é preciso que o vendedor conheça o produto ou serviço que está vendendo. Além disso, é importante que ele consiga desenvolver um discurso envolvente que possa lhe dar credibilidade junto ao cliente.
Agora, se você está vendendo para os seus familiares ou amigos, já tem condições de sair na frente e lograr êxito no seu negócio, afinal de contas, você não está vendendo para um completo desconhecido. Porém, é necessário transformar isto em um ponto favorável de verdade e não transformar o ato da venda em um problema para o seu negócio e para os seus relacionamentos. Para isso, destacamos as cinco melhores dicas para você vender para familiares e amigos sem ser chato ou desagradável.
Conquiste o cliente
Por mais que o seu potencial cliente seja um familiar ou um amigo, é preciso conquistá-lo para que ele se sinta interessado em adquirir o seu produto ou serviço. De nada adianta a pessoa ser seu parente, por exemplo, e você não souber apresentar as vantagens daquele item. E seja sincero: se aquilo não vai resolver o problema do cliente, é melhor não tentar empurrar para ele, pois isso pode apenas gerar transtornos e queimar o seu filme. É fundamental compreender que, uma “pisada de bola” com a pessoa e nunca mais ela irá comprar de você, não importa se ela é do seu convívio ou não.
Busque informações
Um fator amplamente favorável para quem quer vender para seus parentes ou mesmo amigos é o fato de já conhecer a pessoa e ser próximo dela. Isso ajuda a saber os gostos e o perfil desse possível cliente. E aquilo que, por ventura, faltar, será mais fácil de encontrar, pois você poderá perguntar para outras pessoas, também próximas, que conhecem o comprador, tudo para que você reúna o máximo de informações. Isso vai permitir que você adeque o seu discurso, elaborando uma boa estratégia de vendas, específica para aquele indivíduo.
Fale sobre o que seu cliente não sabe
Parece meio óbvio, mas esse item é importantíssimo, pois o cliente precisa sentir segurança naquilo que você está dizendo a respeito do produto. E hoje em dia, como as pessoas se informam bastante antes de fechar algum negócio, é necessário que você vá além e ofereça algum diferencial que ele não saiba. É preciso deixar de falar sobre aquilo que a pessoa sabe e focar em soluções que às vezes o cliente nem sabia que precisaria buscar e que, de fato, ele constate como algo positivo para si. Isso aproximará você ainda mais dele.
Mantenha o foco
Uma dica importante para que a sua venda não se torne algo chato é evitar fugir do assunto e manter o foco. Isso porque, nenhum cliente gosta de conversa afiada. Não é porque o seu potencial cliente é um conhecido que ele quer perder tempo. Se ele está com um problema ou alguma demanda, ele precisa ser atendido sem rodeios ou papinho de vendedor.
Outra dica para manter o foco é não falar sobre como o produto resolveu os seus problemas, pois as necessidades a serem supridas são as de outra pessoa. Utilize essa estratégia apenas se você perceber que o cliente está passando algo semelhante ao que você viveu até a aquisição do item e se aquilo irá agregar de fato para ele. Como dissemos, o fato de você conhecer o amigo ou parente pode ser um trunfo, pois já poderá saber se o problema dele se encaixa no seu e, assim, poder adequar sua estratégia.
Seja educado
É muito importante que você seja educado com o seu possível cliente, tanto na hora de tentar vender o produto, quanto se você ouvir um não. Isso porque, é comum que o vendedor se frustre com uma negativa e mude sua atitude, em princípio, positiva e amiga com o cliente, para um tratamento mais hostil. Até mesmo uma “cara fechada” é percebida pela pessoa. Além disso, lembre-se que você está tentando vender para um amigo ou parente, logo, não é bom criar inimizade com gente tão próxima a você. Afinal, a família e a amizade estão acima do que uma mera venda, não é mesmo?