Como vender no iFood? Passo a passo atualizado com dicas para ter sucesso

Como vender no iFood? Passo a passo atualizado com dicas para ter sucesso

Se você está procurando algum lugar para vender e ganhar bastante dinheiro, o iFood pode ser uma ótima opção para você. Foi por isso que nós do Revendedor fizemos esse guia atualizado com dicas de como você pode vender no iFood e fazer muito sucesso!

Veja o que é necessário para vender no iFood, como cadastrar a sua empresa, as vantagens e desvantagens de se trabalhar com o iFood e confira também algumas dicas muito úteis que podem te ajudar durante a sua trajetória.

O que eu preciso saber antes de começar a vender no iFood?

Antes de começar a vender no iFood, é importante entender o que é essa plataforma. O iFood é uma das maiores plataformas de entrega de refeições online na América Latina, conectando clientes, empreendedores e entregadores de maneira simples e prática.

Desde o seu início em 2011, o iFood cresceu exponencialmente, oferecendo não apenas refeições, mas também soluções de mercado, farmácia e pets.

Primeiro, você precisa ter um CNPJ, pois o iFood não permite vendas apenas com o CPF. Além disso, é importante ter em mente que o iFood cobra uma taxa de comissão sobre a quantidade de vendas realizadas.

Como cadastrar a minha empresa no iFood?

O processo de cadastro da sua empresa no iFood é bastante simples. Primeiro, você precisa baixar o aplicativo do iFood para parceiros. Este aplicativo permite que você gerencie as operações do seu restaurante em tempo real e com mais eficiência. Você pode definir o horário de funcionamento, organizar o feed, acompanhar as avaliações e elaborar o cardápio.

Depois de instalar o aplicativo, você precisa fazer o cadastro. Nesta etapa, você precisa fornecer seus dados pessoais, como nome, e-mail e celular. Além disso, você precisa fornecer os dados da sua empresa, como o CNPJ. Após fornecer essas informações, você precisa escolher um plano iFood que seja adequado para o seu negócio.

Quais são as vantagens e desvantagens de se vender no iFood?

Assim como todo tipo de trabalho do mundo, vender no iFood também possui as suas vantagens e desvantagens. Veja quais são elas a seguir e como elas afetam o seu negócio.

Vantagens

  1. Aumento da visibilidade do seu negócio: O iFood tem mais de 50 milhões de consumidores, o que significa que a sua empresa será exposta a um grande número de potenciais clientes.
  2. Otimização da gestão das entregas: A empresa também permite que você gerencie todas as operações de entrega da sua loja, evitando a disponibilização de um prato que não está disponível na sua cozinha.
  3. Facilitação da comunicação com o cliente: A comunicação entre você e o cliente é muito simplificada, permitindo que você acompanhe o andamento de cada pedido e o desempenho da loja de forma geral.
  4. Programa de benefícios Vantagens do Chef: Além disso, o iFood também oferece um programa exclusivo para empreendedores parceiros, que oferece mais vantagens e benefícios exclusivos.

Desvantagens

  1. Concorrência elevada: Assim como você, há vários outros empreendedores querendo conquistar o seu espaço e expandir o alcance da marca, então você poderá enfrentar uma grande quantidade de concorrência.
  2. Comissões elevadas: O iFood cobra uma comissão alta que, em alguns casos, pode comprometer a margem de lucros da empresa. Por isso, é bom ter certeza que você poderá cobrir todos os custos.

Quais são as taxas cobradas pelo iFood para vender na plataforma?

O iFood cobra uma taxa de comissão com base na quantidade de vendas realizadas. No Plano Básico, onde o restaurante é responsável por realizar as entregas, é cobrada uma comissão de 12% sobre o valor dos pedidos, caso o estabelecimento realize mais de 30 pedidos por mês.

Além disso, nos pedidos em que o pagamento é feito via iFood, o empreendedor paga uma taxa de 3,2%. Nos casos em que o rendimento mensal das vendas é maior que R$ 1.800,00, é cobrada uma mensalidade de R$ 100,00.

No Plano Entrega, onde os pedidos são entregues pelos entregadores parceiros do iFood, é cobrada uma comissão de 23% sobre o valor dos pedidos, se o estabelecimento realizar mais de 30 entregas por mês.

Inclusive, pagamentos feitos via iFood têm uma taxa de 3,2%. E nos casos em que o faturamento mensal da empresa é superior a R$ 1.800,00, o iFood cobra uma mensalidade de R$ 130,00.

Dicas para ter sucesso nas suas vendas do iFood

Por fim, confira algumas dicas que podem te ajudar bastante na sua trajetória de vendas no iFood.

1. Faça um perfil bonito e atrativo para sua loja

A primeira impressão é a que fica, certo? Então, tenha o cuidado de inserir imagens bem elaboradas no perfil, nos banners e na logo da empresa. Além disso, faça uma pequena apresentação da sua empresa e defina o valor mínimo de compra dos produtos.

2. Construa um cardápio atraente

O cardápio é a vitrine virtual dos seus produtos, então, é necessário que a apresentação dos pratos seja capaz de aguçar o paladar e despertar o interesse do cliente. Organize o seu cardápio por categoria, faça a descrição de cada prato, disponibilize complementos, se possível, e esteja atento à disponibilidade do prato.

3. Organize a logística das entregas

Garantir que as entregas sejam feitas em menos tempo possível é uma forma de cativar o cliente e incentivá-lo a retornar para fazer novos pedidos. O iFood permite que seus parceiros escolham entre ser responsáveis por fazer as entregas ou entregar essa responsabilidade para a plataforma.

4. Esteja sempre atento às reclamações e aos feedbacks

Para melhorar os seus serviços, esteja sempre atento às reclamações e aos feedbacks feitos pelos clientes. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas de melhoria e aprimorar a sua oferta.

5. Não dependa somente das promoções feitas pelo iFood

Mantenha uma rotina de promoções e divulgue nas suas redes sociais. Isso pode ajudar a atrair mais clientes e a aumentar as suas vendas. Afinal de contas, todas as empresas de alimentos fazem promoções de vez em quando.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
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