Quem ainda não conhece o poder das redes sociais para vender mais, pode estar perdendo muito dinheiro, além de grandes chances de fidelização de clientes.
As redes sociais se tornaram parte do nosso dia a dia, portanto, podem e devem ser usadas como impulsionadoras de negócios.
Confira a seguir 7 dicas valiosas para começar a vender muito mais pelas redes sociais, e elevar o seu empreendimento para outro patamar.
1 – Conheça o seu público-alvo
A primeira coisa que você precisa fazer para ter sucesso vendendo online é conhecer o seu público-alvo. Afinal, apenas assim você consegue entender seus hábitos de consumo e a melhor forma de fazer a abordagem.
Dessa forma, pense: qual é o perfil do público que o seu produto ou serviço pretende atingir? Qual a faixa etária? Qual o gênero (se houver)?
Algo que pode ajudar a entender o seu possível público-alvo, é buscar conhecer outros negócios do mesmo nicho que o seu, e pesquisa pelos clientes que costumam engajar e realmente fechar negócio com essas empresas.
2 – Escolha a rede social certa
Agora que você já conhece quem é o seu cliente e seus possíveis hábitos, é hora de encontrá-lo online.
A escolha da rede social por onde você irá divulgar seu negócio é essencial em uma estratégia de vendas. Afinal, de nada adianta investir em conteúdo no Facebook, se na verdade o seu público usa muito mais o Instagram, entende?
Pois bem, durante a sua pesquisa de público-alvo também é essencial que você busque saber quais redes sociais esses possíveis clientes mais usam. É nessa você deverá investir mais tempo.
3 – Crie uma presença sólida
Decida as principais redes sociais do seu negócio, agora é hora de dar uma cara realmente profissional ao seu negócio online. Afinal, a maioria das pessoas só compram online se sentirem que a marca é realmente confiável.
Para isso, busque listar todas as informações possíveis sobre o seu negócio e sobre os produtos que você vende. Faça sempre descrições muito completas, informando detalhes e, tipos de pagamento aceitos, formas de entrega e o preço. SIM! O preço.
Quem compra pela internet está em busca de poupar tempo, assim, deseja ter todas as informações na mesma hora. Portanto, a não ser que o seu negócio seja relacionado à serviços ou produtos personalizados, nada de dizer que só revela valores no privado.
Nesses casos, é muito provável que o cliente deixe de comprar e simplesmente vá em busca de outra empresa com informações mais expostas.
4 – Compartilhe conteúdo relevante
Redes sociais como o TikTok e o Instagram tem como principal função entreter os usuários, e seus algoritmos sempre trabalham em favor das contas que divulgam conteúdos realmente relevantes.
Assim, ao começar a criar conteúdo para a página do seu negócio, busque inovar, oferecendo postagens informativas, divertidas, ou com dicas relevantes para o seu nicho ao invés de só fazer um mar de propagandas.
Criar conteúdo em vídeo, por exemplo, é um grande trunfo já que esse formato costuma ter maior alcance dentro da maioria das redes.
5 – Ofereça promoções e descontos
Uma das estratégias mais interessantes para se usar para vender muito mais pelas redes sociais, e ao mesmo tempo criar engajamento de marca, é oferecer promoções e descontos exclusivos para seguidores.
Com esse puro suco do marketing digital, você incentiva o seu público a fechar mais vendas, além de gerar um possível marketing instantâneo com mais pessoas indicando o seu negócio.
6 – Interaja com seu público
Uma das coisas mais importantes para se ter um negócio digital de sucesso é interagir com o seu público.
Não permita que as suas redes sociais sejam uma via de mão única. Isso pode fazer com que o público perca o interesse e se sinta, de certa forma, rejeitado ao perceber que a marca não dá atenção real a ele.
Portanto, é essencial tirar um tempo para responder aos comentários das suas postagens e tirar qualquer dúvida que as pessoas possam ter em relação ao seu negócio.
No Facebook e no Instagram, abrir caixinhas de perguntas para que as pessoas realmente interajam e sejam respondidas em formato vídeo, é uma das estratégias mais úteis na hora de criar engajamento, fidelidade e converter vendas.
7 – Use anúncios patrocinados
Por fim, os anúncios patrocinados são algumas das ferramentas mais fortes dentro das redes para quem realmente deseja fazer delas sua principal fonte de vendas.
Os anúncios são propagandas que repercutem para o público que você pode definir, estabelecendo uma faixa etária, região onde mora, interesses, entre outras informações importantes.
Assim, seus anúncios chegarão apenas para pessoas que realmente tem grandes chances de fazer negócio, sendo um ótimo conversor de vendas.
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