Como vender mais no varejo- Dicas que funcionam!

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Seja o comércio físico ou online, os empreendedores sempre estão buscando formas de atrair clientes e vender mais no varejo. Pois, nesse texto você irá encontrar dicas que irão elevar a sua estratégia de vendas a outro nível.

O varejo é a modalidade na qual o mercado mais atua. Isso porque as vendas ao consumidor final são essenciais, e apesar de os vários segmentos nos quais os comerciantes trabalham, praticamente todas as dicas que você encontrará hoje podem ser aplicadas em qualquer tipo de comércio varejista.

Antes de começar a leitura é essencial que você tenha em mente que, para vender mais pode ser necessário operar mudanças significativas na maneira como você faz negócio hoje. Aceitar que nem sempre o modo como você já trabalha está trazendo os melhores resultados, é o primeiro passo para que o seu empreendimento evolua financeiramente. Portanto, mente aberta para mudanças!

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Analise se o seu público está onde você está – Como vender mais no varejo

No momento de montar um negócio físico, a regra geral que a maioria dos comerciantes segue é que é necessário se instalar em um local de grande movimento.

Pois bem, essa ideia não está errada, porém, mais do que estar localizado em um local de grande circulação, é necessário se instalar em um local de fácil acesso ao seu público.

Como assim? Bom, dificilmente uma loja de roupas que atende um público de classes A e B também é frequentada por pessoas de classes C e D, correto? Sendo assim, qual seria a lógica de se instalar em um bairro onde a maior parte dos transeuntes não correspondem ao público que poderia comprar nessa loja?

Para negócios físicos é essencial que o ponto comercial esteja localizado nos locais onde os potenciais clientes também transitem. De outra forma, não importa a qualidade do seu produto ou atendimento, as vendas não acontecem.

Equipe de vendas bem treinada

Muitos comerciantes não dão a devida importância para o treinamento de sua equipe de vendas e isso é um erro.

Apesar de não ser nem um pouco aconselhável que os vendedores de um estabelecimento hajam com discursos decorados, uma padronização no atendimento ao público sempre torna o processo de vendas mais assertivo.

Sendo assim, invista de verdade em um bom treinamento para que além de responder perguntas dos clientes, os funcionários também sejam mais ágeis, empáticos e agradáveis. Isso evita que consumidores acabem não fechando uma compra por se sentirem desconfortáveis com algumas atitudes do vendedor.

Acompanhe as tendências do mercado – COmo vender mais no varejo

Consumidores gostam de novidades e estão sempre de olho nas novas tendências do mercado. Sendo assim, é muito importante que você também acompanhe o que está surgindo de novo no seu campo de atuação.

O hábito de realizar pesquisas de tendências pode garantir que você sempre esteja a frente dos seus concorrentes.

Uma das melhores formas de fazer isso, além de pesquisando na internet, é participando de eventos do seu segmento. Todos os anos o setor varejistas organiza diversas feiras e palestras, e participando você consegue saber quais serão os próximos produtos em alta, em primeira mão.

Participe das datas especiais para o varejo

Se você já faz isso, ótimo, mas muitos empreendedores não enxergam a importância de participar de eventos como a Black Friday, Semana do Consumidor entre outros que acabam mobilizando as pessoas a comprarem mais.

Não participar ativamente dessas datas, exclui o negócio do circuito de compras do consumidor e faz com o que o empreendimento perca grandes oportunidades de faturamento. Afinal, mesmo com os descontos usuais desses eventos, as vendas acabam compensando muito por quantidade de saídas.

Analise os hábitos de compras dos seus clientes

Quem opera em negócios varejistas, ainda que trabalhe com uma grande variedade de produtos, precisa ter um grande controle de seu estoque e fazer uma análise dos hábitos de compras de seus consumidores.

Essa análise é essencial para saber quais são os tipos de produtos que os clientes mais adquirem, quais não tem grande saída e podem ter sua compra descartada ou diminuída e quais os produtos que apresentam um bom potencial de vendas, mas que talvez precisem de outra estratégia de exposição, preço e etc.

Estar atento ao que os consumidores compram, é provavelmente a parte mais importante de qualquer estratégia de vendas.

Tenha presença digital – Como vender mais no varejo

Os anos de 2020 e 2021 vieram para provar que os negócios que não se adaptarem a modalidade digital, estão fadados ao esquecimento.

Sendo assim, ainda que você não deseje abrir um e-commerce, comece a investir de verdade em redes sociais e estratégias digitais para o seu negócio. Com isso você alcance um público muito maior e amplia as suas chances de faturamento.

Veja também: Vender Acessórios para Veículos no Mercado Livre: Por onde começar?

Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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