Para conseguir um bom fluxo de caixa (e de clientes, é claro) algumas orientações são fundamentais, e engana-se quem acha que conseguirá absorver todas as dicas necessárias nas reuniões de revendedoras com a supervisora.
O Revendedor.club promete não guardar segredos sobre o universo da revenda, por isso, aí estão as dicas que você precisa para se tornar uma revendedora de sucesso!
1 – Não tenha medo de oferecer o produto
Ao consultar aos revendedores que estão no topo da cadeia, a primeira recomendação foi unânime: não pode ter medo de oferecer o produto.
Portanto, esteja com o seu discurso de vendas sempre preparado para conseguir aproveitar todas as oportunidades do seu dia a dia. Se for no mercado, salão de beleza, na padaria, numa reunião de amigos, sempre tenha a revista e alguns produtos guardados consigo para oferecer na primeira oportunidade.
Por exemplo: se alguém comentou sobre o batom de uma colega, aproveite para falar sobre um lançamento que você tem consigo na bolsa. Outra situação comum é ouvir alguém se queixar do cabelo fraco no salão de beleza, sabendo disso, você já deve ter aquela máscara especial na bolsa para oferecer.
Lembre-se que as pessoas não se sentirão incomodadas se você interrompê-las para oferecer um produto bom ou tiver segurança naquilo que fala. No entanto, embananar-se nos primeiros segundos de fala já é o suficiente para perder a atenção do cliente. Portanto treine, treine e treine as suas abordagens.
[optin-monster-shortcode id=”eilgjeriytgfwjsnkdb3″]
2 – Tenha opções à pronta entrega
Por mais que a revista consiga mostrar ao cliente qual é o cheiro de um perfume ou a cor de um batom nada é comparado com olhar o produto de perto.
Mesmo para quem tem um potencial de investimento baixo, não é desculpa para não ao menos uma peça à pronta entrega. Mas o que manter no estoque? Aposte naquele que você vende mais ou que tem maior apelo para o seu principal perfil de clientes.
Quem tem mais verba para investir, é recomendado ter, pelo menos, duas opções de cada produto (perfume, batom, blusa, etc), pois segundo a psicologia do consumidor, quanto mais opções der para que ele escolha, maior será o desejo que aquela pessoa criará quando decidir qual é o que ele mais gostou.
3 – Crie promoções para produtos encalhados
Não se apegue às margens de lucros, afinal, os revendedores garantem que nem sempre é possível conseguir a margem máxima sobre os produtos. Aliás, é melhor vender por um preço menor do que não vender, não é mesmo?
Portanto, se percebeu que um produto encalhou, trate de criar uma promoção criativa para aquela peça.
Algumas promoções úteis são diminuir 10% a 20% do valor do produto, oferecer um brinde (batom ou lápis de olho, por exemplo) na compra daquele artigo.
No final das contas, você se tornará mais bem vista pelas suas clientes e, ao mesmo tempo, conseguirá um melhor fluxo de caixa, sem ficar travada nas vendas.
4 – Dê um tom de exclusividade nos produtos
Quando um vendedor está autorizado a mentir? Quando abre a boca. Você certamente já deve ter escutado esta piadinha. Bom… na verdade ela tem um fundo de verdade, mas isso não quer dizer que você possa mentir, mas sim aumentar as coisas.
É certo que dar um tom de exclusividade faz o cliente olhar para o seu produto com outros olhos. Em outras palavras, sempre que for vender algo use e abuse das frases como ” este é um lançamento” ou “esse é o melhor creme para rugas”, “esse é o que eu mais vendo” ou “pessoalmente esse é o que eu mais gosto”.
É claro que, para conseguir chegar lá, é preciso conhecer muito bem sobre os produtos para ter bons argumentos de venda. Afinal, se a cliente te fizer alguma pergunta você PRECISA saber responder para passá-la confiança de que aquilo realmente funciona e vale a pena.
5 – Se a pessoa não gostar do preço dê possibilidades
Não perca a venda por medo do cliente não te pagar, afinal, quanto mais facilidade você der para aquela pessoa, maior é a chance dela se convencer a levar algo.
Portanto, se a pessoa não tem dinheiro na hora, ofereça o cartão, opções de parcelamento ou peça o número de telefone para oferecer aquele produto para ela numa hora mais oportuna.
Já se o discurso for que achou caro, trate de inventar uma promoção ou parcelamento e SEMPRE tente captar o número de telefone da pessoa, assim, poderá enviar novas promoções e vender para aquele mesmo cliente outras vezes.
Com essas dicas, com certeza, tornar-se uma revendedora de sucesso será muito mais fácil do que permanecer a insistir nos velhos hábitos que pouco contribuem com a sua carreira como consultor!
[modoturbo id=1]