Como PRECIFICAR o seu PRODUTO: Guia completo para DIVERSOS segmentos

Como precificar o seu produto
Como precificar o seu produto (Imagem: Artem Beliaikin/Unsplash

Dar preço ao que se produz pode ser uma tarefa muito difícil. Afinal, devemos equilibrar nossas próprias expectativas com o que nosso trabalho vale para o público. Assim, saber como precificar o seu produto é uma ciência delicada.

No entanto, acredite, é mais simples do que parece. Com estudos de mercado, avaliação detalhada do público e o cálculo certo é possível chegar ao preço ideal, que dará o retorno esperado sem afastar os clientes.

Como precificar o seu produto
Como precificar o seu produto (Imagem: Artem Beliaikin/Unsplash

Dessa maneira, venha conosco aprender mais sobre este processo e como navegar por ele para chegar às cifras perfeitas para colocar na etiqueta.

Dicas de como precificar seu produto

Considere o valor percebido pelo cliente

Valor e preço são coisas totalmente diferentes, por mais que, muitas vezes, os coloquemos como iguais.

Isto porque o preço é o quanto se cobra por algo em dinheiro. Ou seja, é um indicador concreto de quanto o cliente deve despender para adquirir determinado produto ou serviço.

Já o valor, por sua vez, é subjetivo. Ele diz respeito à percepção individual que cada pessoa, ou grupo delas, tem da importância de um produto ou serviço na vida delas.

A questão é que o valor que cada cliente dá a algo interfere diretamente em como ele julga o preço. Assim, ele está disposto a pagar mais por um produto ou serviço que ele julga mais valioso. Por outro lado, ele pode até aceitar a aquisição de algo menos valioso, desde que por um preço proporcionalmente menor.

Dessa maneira, ao definir o preço do seu produto, você deve levar em consideração esse valor percebido. Se ele for alto, você poderá cobrar um preço elevado, até acima da média do mercado. Mas se for baixo, você terá de ajustar adequadamente.

Isto é aferido por meio de muita pesquisa de opinião, conhecimento de mercado e do seu nicho de atuação. A importância de entender o valor que seu produto ou serviço tem para seu público é gigante, fazendo toda a diferença em sua estratégia de precificação.

Analise o mercado

Antes de definir o preço, entenda a fundo o mercado em que você está. Analise seus concorrentes e veja como eles estão precificando seus produtos para ter uma base de comparação.

Ajuste de acordo com o necessário para se tornar mais competitivo, mas jamais desvalorize sua própria produção a fim de parecer mais atraente. Lembre-se de que seu negócio é único e possui o próprio nicho e valor, por mais que se sobreponham de forma significativa a outros semelhantes.

Assim sendo, leve em consideração a qualidade que você entrega, as características únicas do produto e a demanda esperada. Caso você ofereça algo exclusivo e customizado, pode ser capaz de cobrar um preço mais alto.

Considere seus custos

Para saber como precificar o seu produto de forma estratégica é indispensável conhecer a fundo todos os seus custos.

Dessa maneira, considere todos os custos envolvidos, como o de materiais, produção, mão de obra, marketing, envio e embalagem. As despesas gerais também devem ser incluídas, como contas e aluguel de espaço.

Afinal, para obter lucro real você deve cobrir absolutamente todos os gastos do negócio, até mesmo aqueles invisíveis.

Teste e ajuste

Devemos ressaltar que definir o preço do seu produto é um processo contínuo. Assim, nunca deixe de testar diferentes preços e ajustá-los com base no feedback do cliente e nos resultados financeiros.

Além disso, acompanhe as vendas e as margens de lucro e faça ajustes conforme necessário de acordo com o desempenho de seu negócio e mudanças comportamentais do público.

Lembre-se de que as pessoas e tendências estão em constante mudança. Um produto antes muito valorizado pode não o ser mais em questão de dias, enquanto outro de repente será mais visado.

Alguns nichos são mais voláteis que outros e precisam de um acompanhamento mais detalhado. Já alguns possuem suas particularidades.

Por exemplo, aparelhos eletrônicos, como videogames, smartphones e computadores, experimentam ciclos de lançamento que devem ser explorados. Caso seu negócio foque em uma marca ou mercado específico, conheça a fundo sua dinâmica.

Já produtos como beleza e moda acompanham as tendências da estação, assim como a força gerada por influenciadores digitais, algo que cada vez mais dita o perfil de consumo do público.

Portanto, saber como precificar o seu produto é apenas uma etapa da sua evolução como empreendedor. Esteja alinhado com seu negócio e nunca o deixe estagnar. Assim poderá garantir os lucros e preços competitivos sem prejudicar sua marca frente ao público.

Calculando o preço de um produto

Primeiramente, para saber qual preço colocar sobre um produto é preciso transformar tudo em porcentagem. Considere todos os gastos envolvidos e os coloque em frente ao valor de aquisição ou produção.

Por exemplo, considere os impostos aplicados, quanto os gastos mensais representam em relação ao produto, frente e outros gastos envolvidos. Adicione então a margem de lucro desejada. Em seguida, subtraia o total de 100% e divida por 100. Por fim, divida 1 pelo número encontrado para transformá-lo em índice.

Por exemplo, considere 4% de imposto de quem é optante do Simples Nacional. Então, digamos que os custos fixos envolvidos representam 16% do valor do produto. Então, vamos dizer que a margem de lucro desejada seja de 30%. Assim temos:

100% – (4% + 16% + 30%) = 100% – 50% = 50%

50/100 = 0,50

1/0,50 = 2

Ou seja, para chegar ao preço perfeito considerando a margem de lucro desejada basta multiplicar o custo dele por 2. Simples, não? Com esta forma de como precificar seu produto você poderá encontrar rapidamente um valor médio ideal, bastando então acompanhar as métricas e ir ajustando sempre que preciso.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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