Abrir uma loja de revenda não é simples, especialmente quando você precisa cuidar de tudo internamente. Assim, entender como montar um negócio de dropshipping é a libertação para muitos empreendedores.
Afinal, este modelo o libera de muitas obrigações, gastos e processos ao lidar somente com a vitrine frontal e venda de fato.
Uma forma tão nova de fazer negócio abre muitas dúvidas, especialmente na parte prática. Portanto, saber o que exatamente é preciso para abrir sua loja de dropshipping será essencial para que entenda como funciona e se é para você este modelo.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócio em que não é preciso manter um estoque físico dos produtos que vende. Em vez disso, você se conecta a um fornecedor que armazena os produtos e os envia diretamente aos seus clientes quando você recebe um pedido.
Isso significa que sua empresa tem como foco total a criação de uma loja online e na geração de vendas, sem se preocupar com a logística de envio. Além disso, esta praticidade libera recursos para serem investidos no marketing e relação com o cliente, que geram mais leads, retroalimentando o processo.
Dessa maneira, este modelo é ideal para quem deseja praticidade e escalabilidade, ao mesmo tempo que evita o trabalho de manter estoques, galpões e redes de distribuição própria.
Como montar um negócio de dropshipping
Passo 1: Escolha um nicho de mercado
Antes de começar seu negócio de dropshipping, é essencial escolher um nicho de atuação. Focar em um mercado específico permitirá que você conheça melhor seu público-alvo, seu produto, mecanismo e estratégias de promoção e aquisição de leads e se diferencie da concorrência.
Portanto, pesquise tendências de mercado, identifique áreas com demanda e verifique a viabilidade de lucro nesse nicho. Selecione as que achar mais interessante e compare com seus gostos pessoais e experiência, para garantir que tenha domínio do assunto.
Passo 2: Encontre fornecedores confiáveis
Encontrar os fornecedores certos é crucial para o sucesso de um negócio de dropshipping. Afinal, estes serão os responsáveis pela finalização do processo e entrega eficiente de um produto de qualidade, o que afeta diretamente a reputação da sua loja.
Dessa maneira, pesquise fornecedores que ofereçam produtos bons, prazos de entrega razoáveis e preços competitivos. Plataformas online, como o AliDropship, Alibaba e Ebay, são ótimos lugares para encontrar fornecedores confiáveis e estabelecer parcerias.
Passo 3: Crie sua loja online
Agora é hora de criar sua loja online de fato. Existem várias opções de plataformas de e-commerce disponíveis, tanto estrangeiras quanto nacionais, como Shopify, NuvemShop e Loja Integrada.
Essas plataformas oferecem modelos de design personalizáveis, integração com métodos de pagamento e ferramentas de otimização para mecanismos de busca (SEO).
Desenhe uma página atraente, fácil de navegar, focada na experiência do usuário e exibição de seu catálogo. Assim garantirá o mínimo de atrito durante o processo de compra com você, aumentando as chances de que ele finalize contigo.
Passo 4: Adicione produtos à sua loja
Após configurar a página da loja, é hora de adicionar os produtos que deseja vender. Selecione aqueles mais populares em seu nicho de mercado e carregue suas imagens e descrições detalhadas no site. Inclua também outros que sejam afins com esta primeira esfera e comumente comprados em conjunto.
Defina preços competitivos para atrair compradores e segmente os produtos em categorias que façam sentido e facilitem, mais uma vez, a navegação do cliente pelo seu catálogo.
Passo 5: Estabeleça estratégias de marketing
Com sua loja pronta, é preciso direcionar o tráfego para ela e gerar leads. Para isso, como o foco é a venda online, invista em estratégias de marketing digital, especialmente nas redes sociais.
Construa uma presença forte nas mídias sociais e crie conteúdo relevante para nutrir e acompanhar seu público-alvo, apresentando sua empresa e produtos que têm oferecer de maneira natural e criativa.
O marketing de influência também vem se tornando forte fonte de receita, especialmente quando focado em micro influencers super nichados.
Passo 6: Gerencie as vendas e o atendimento ao cliente
À medida que as vendas começam a chegar, é importante gerenciar eficientemente os pedidos e fornecer um excelente atendimento ao cliente. Automatize o processo de processamento de pedidos tanto quanto possível e mantenha uma comunicação clara com seus clientes.
Além disso, é necessário responder a perguntas e solicitações rapidamente para construir uma reputação positiva. Isto é especialmente válido na resolução de problemas, um ponto sensível que, quando mal feito, corrói rapidamente a reputação da sua marca.
Passo 7: Avalie e ajuste
Um negócio de dropshipping de sucesso requer avaliação e ajustes contínuos. Portanto, verifique regularmente seus dados de vendas, métricas de marketing e feedback dos clientes.
Identifique áreas de melhoria e faça os ajustes necessários em sua estratégia de tempo em tempo. Aprender como montar um negócio de dropshipping é apenas o começo. É crucial estar sempre atento às mudanças no mercado e adaptar-se para continuar competitivo.