Como montar um lava jato? Dicas de investimento e como começar

montar um lava jato

Montar um lava jato pode ser um bom negócio, pois os custos de manutenção não são tão altos e o lucro pode ser bom. Afinal, com as pessoas cada vez mais sem tempo para tarefas como lavar o carro, as chances de alta demanda são consideráveis.

Além disso, muitos donos são caprichosos com o seu carro, e costumam mandá-los para um serviço completo de limpeza regularmente. Por conta disso, uma das exigências para um lava jato dar certo é a qualidade do serviço.

A seguir, vamos conhecer algumas dicas importantes sobre este tipo de negócio, e saber o que é preciso para montar um lava jato.

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Como montar um lava jato?

Assim como em qualquer outro negócio, o primeiro passo antes de montar um lava jato é montar um plano de negócios. A partir dele, você consegue identificar questões fundamentais para o seu negócio, como a concorrência na região, os clientes em potencial, e as previsões financeiras.

O plano de negócios é uma garantia a mais de que o seu investimento não vai para o buraco. Nele você calcula o valor que deve ser investido para abrir a empresa, desde equipamentos, aluguel, contratação de pessoal e assim por diante. Além desses valores, você também deve calcular custos fixos mensais e as previsões de vendas e lucros, para ter uma noção geral do empreendimento.

Para criar um plano de negócios, sugerimos este material do Sebrae que pode te ajudar nessa etapa fundamental para montar um lava jato.

Investimento inicial

O investimento inicial leva em conta questões como equipamentos necessários para o lava jato, estoque de produtos para o primeiro mês e, naturalmente, o ponto comercial. Ou seja, toda a estrutura do estabelecimento.

Em relação ao espaço necessário para montar um lava jato, recomenda-se que um de pequeno porte tenha uma estrutura de aproximadamente 400 m². Lembre-se que o espaço deve ser suficiente para movimentação e estacionamento dos carros, e áreas para lavação e demais serviços que serão oferecidos.

Para oferecer um serviço de qualidade, e também para evitar prejuízos com manutenção, o ideal é adquirir equipamentos de qualidade. Entre os equipamentos necessários para o seu lava jato, podemos destacar:

  • Compressor de ar;
  • Aspirador de pó e líquido;
  • Extratora profissional para lava jato;
  • Shampoozeira industrial;
  • Conjunto com três pistolas;
  • Caixa separadora de água e demais produtos;
  • Kit de utensílios; entre outros.

Para um lava jato de pequeno porte, o valor médio estimado para investimento em equipamentos é de aproximadamente R$ 15 mil. Se somarmos os custos com produtos de limpeza para iniciar os trabalhos, este valor ficaria em cerca de R$ 16 mil.

A este valor, devemos somar também os custos relacionados ao espaço para montar seu lava jato. Além dos valores de aluguel, é provável que sejam necessários alguns reparos na estrutura do ambiente para se adequar às operações da empresa.

Sobre o local do estabelecimento, o ideal é um ponto acessível e facilmente encontrado pelos potenciais clientes. Pontos bem localizados costumam ser mais caros, mas vale a pena fazer um cálculo de custo benefício para o caso do local também proporcionar mais movimento e, consequentemente, mais lucro.

Além disso, há dois fatores fundamentais para serem avaliados em relação à localidade: demanda e concorrência. Na fase de planejamento, você deve considerar se na área em que você pretende montar seu lava jato teria procura por um novo estabelecimento.

Custos e lucros de um lava jato

Os custos mensais de qualquer empreendimento variam muito de acordo com a região do país e o tamanho da empresa. Se pensarmos em um lava jato de pequeno porte com até 2 funcionários, a média de custos mensais pode ficar entre R$ 5 mil e R$ 7 mil.

Por outro lado, os ganhos médios mensais podem ficar em torno de R$ 10 mil, ou mais caso o seu negócio se diferencie da concorrência.

Para conseguir ter um negócio de destaque na região, vale a pena investir em alguns diferenciais. Ou seja, “só lavar os carros” pode não ser suficiente para ter um empreendimento lucrativo. Aqui nós já mostramos 5 dicas para se diferenciar da concorrência e destacar o seu negócio, vale a pena dar uma conferida.

Por isso, procure sempre estratégias inovadoras e ofereça outros tipos de serviços, como os tradicionais polimento e cristalização, e outros como aplicação de insulfilm e troca de óleo.

Além disso, também é interessante oferecer outras soluções, como busca e entrega dos veículos, planos de fidelidade, local de espera confortável para os clientes, entre outras estratégias. Dessa forma, caso o seu serviço se destaque pela qualidade acima da média, é possível cobrar mais que o concorrente e ainda assim ter mais procura.

Outra forma de aumentar a procura pela sua empresa é investir em divulgação. Por isso, procure incluir na relação de custos mensais do seu lava jato um espaço para estratégias de marketing. Tanto o marketing digital quanto outras abordagens podem fazer a procura pelo seu estabelecimento aumentar, e te colocar um passo à frente da concorrência.

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
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