Como montar um Brechó do zero: guia definitivo ATUALIZADO para seu primeiro negócio

Como montar um brechó do zero
Como montar um brechó do zero (Imagem: drobotdean/Freepik)

Para quem deseja fugir da impessoalidade e criar um negócio com sua cara, há uma solução perfeita. Depois de ver como montar um brechó do zero, e o quão promissor é este tipo de negócio, com certeza dará mais crédito ao formato.

Além de ser uma forma sustentável de consumir moda, os brechós são cada vez mais populares entre consumidores que buscam peças exclusivas e diferentes das que são encontradas nas lojas convencionais.

Como montar um brechó do zero (Imagem: drobotdean/Freepik)Portanto, vamos aprender mais sobre os brechós, porque investir em um e como criar um destinado ao sucesso!

Porque abrir um brechó é um bom negócio?

O que não falta são bons motivos para investir em um brechó. Este modelo, que tem conquistado clientes de maneira cada vez mais intensa nos últimos anos, se mostra promissor especialmente com o auxílio das redes sociais e um marketing humano.

  • Fácil entrada: Iniciar um brechó é relativamente simples, especialmente quando comparado a outros tipos de negócios. Afinal, é possível começar com roupas que se tem no próprio guarda-roupas, de amigos e familiares;
  • Público fiel e diversificado: Clientes que compram em brechós tendem a fazer disso um hábito, optando sempre por estas lojas com produtos mais pessoais e afinados com seus gostos. Além disso, em busca de roupas que correspondam ao seu estilo, estes clientes existem em diversos nichos da moda que podem ser explorados pelo brechó;
  • Canais de venda e aquisição variados: Um brechó é um modelo facilmente adaptável aos canais de venda disponíveis hoje, como lojas online, de redes sociais e marketplaces. Além disso, é um dos modelos mais forte no marketing online e boca-a-boca.

Como montar um brechó do zero

1 – Planejamento, planejamento, planejamento

O primeiro passo para montar um brechó, assim como qualquer outro negócio, é ter um plano de negócios bem estruturado. É impossível exagerar a importância de um bom planejamento para o sucesso de qualquer empreendimento.

Dessa maneira, é preciso definir questões como: qual será o público-alvo do seu brechó? Que tipo de produtos você vai vender? Qual será o tamanho da loja e onde ela ficará localizada? Qual será o investimento inicial necessário?

O plano de negócios também deve incluir estratégias de marketing e um plano financeiro para os primeiros meses de operação. Assim será possível começar bem e garantir uma consolidação mais firme no mercado antes de começar a crescer.

2 – Escolha bem as peças que serão vendidas

Uma das vantagens de um brechó é que ele oferece uma seleção de peças únicas e diferentes. No entanto, isso também significa que escolher as peças a serem vendidas é uma decisão chave.

Afinal, é o que vai ditar o público-alvo de sua loja. Consequentemente, também dará os trilhos para sua estética, tom de voz e estratégias de marketing.

Além disso, a curadoria certa permitirá a você formar um catálogo coeso e interessante, mesmo formado de peças que não vem em lotes ou conjuntos.

Por fim, é preciso garantir que as peças estejam em boas condições e sejam de qualidade, já que isso é fundamental para manter a reputação da sua loja. 

3 – Invista em uma boa organização

Uma das principais reclamações dos clientes que frequentam brechós é a desorganização de algumas lojas.

Para evitar isso, é essencial investir em uma boa forma de exposição das peças, além da organização do catálogo. E não se engane, isto vale tanto para lojas físicas quanto virtuais.

Dessa maneira, separe bem as roupas em grupos que façam sentido tematicamente e facilitem a navegação do cliente. Categorias como tamanho, cor, modelos, temas e outras são boas opções.

Certifique-se também de que todas as peças estejam limpas e passadas. Isto permite não apenas uma melhor visualização do modelo, mas também atinge diretamente a decisão de compra do cliente, que sempre optará por aquelas que estiverem mais agradáveis ao toque e olhar.

Além disso, é importante que a loja tenha uma boa iluminação e seja bem decorada, para que os clientes se sintam confortáveis e acolhidos.

4 – Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Na maior parte das vezes você consegue peças para o seu brechó por meio de doações, compras em bazares e feiras, ou até mesmo de outros brechós. Esta relação mais casual não significa que possa dar menos atenção aos fornecedores.

Assim, para manter um estoque constante e variado de peças é fundamental ter um bom relacionamento com eles. Busque aqueles mais afinados com sua loja e modo de fazer negócios e que você sabe que são confiáveis com a procedência do produto e suas condições.

Lembre-se também de negociar bem os preços e prazos de pagamento com os fornecedores, para garantir uma margem de lucro satisfatória. Quando a relação vai bem entre ambas as partes todos ganham.

5 – Invista em marketing e divulgação

Por fim, investir em marketing e divulgação é ponto chave para toda empresa, e será ainda mais importante para atrair clientes para o seu brechó.

Utilize as redes sociais para divulgar a sua loja e as peças que estão disponíveis, criar promoções e eventos especiais para atrair clientes. Faça parcerias com outros negócios locais e influenciadores de nicho para aumentar a visibilidade da sua loja para o público certo.

Além disso, invista em identidade visual. Um nome atraente, vitrine customizada, logo chamativa e esquema de cores marcante são incríveis para fixar sua marca na mente do cliente e fazê-lo se lembrar de você na hora da próxima compra.

Depois de saber como montar um brechó do zero e aplicar o ensinado, poderá abrir as portas com chave de ouro!

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar