As semijoias são peças duráveis e que se assemelham muito as jóias valiosas, mas para manter sua beleza é necessário que elas sempre sejam higienizadas com todo o cuidado. Se você quer aprender como limpar os folheados Rommanel, então fica de olho nas dicas que vamos passar abaixo!
Por se tratar de joias folheadas a ouro, é preciso ter muito cuidado para não usar produtos abrasivos que vão eliminar o seu brilho.
Como limpar semijoia com bicarbonato?
O bicarbonato é considerado um ” pozinho mágico”, pois ele tem inúmeras funcionalidades na limpeza de diversos objetos, sobretudo de peças folheadas a ouro e prata.
Isso porque ele remove as sujidades e também confere brilho para anéis, brincos e correntes devolvendo a sua aparência de nova.
A vantagem disso, é que o bicarbonato de sódio pode ser comprado no supermercado ou lojinhas de produtos naturais por um precinho justo.
Para limpar os folheados faça o seguinte:
- Pegue uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e adicione água até formar uma pastinha;
- Em seguida, com ajuda de uma escova de dente macia, faça movimentos suaves para não riscar a peça;
- Por fim, enxague a peça em água corrente e seque;
- O resultado será uma semijoia limpa e brilhosa.
Repita essa operação sempre que os folheados estiverem sujos e sem brilho. Tanto peças em ouro como prata ficarão renovadas com essa solução.
Como limpar semijoiass com amônia
Outra solução caseira para deixar as peças bonitas e novas é usar amônia. Mas, atenção, só faça isso se elas estiverem precisando de uma limpeza mais profunda, além disso, só vale usar em semi joias de ouro.
Pedrinhas e pérolas podem ser danificadas se isso for feito com frequência, então, muito cuidado.
Para usufruir dos benefícios desse elemento, faça o seguinte:
- Em um recipiente, coloque 1 colher de sopa de amônia para cada 6 copos de água;
- Deixe as peças de molho por apenas 1 minutos e depois peneire elas;
- Seque elas com um pano e depois, as deixe secar no sol em cima de uma toalha.
Não coloque as mãos nessa mistura de amônia.
Como limpar semijoiass esverdeadas
É a oxidação que pode deixar as peças folheadas com a tonalidade verde. A amônia pode ser um bom recurso para recuperar as peças de ouro, entretanto, é preciso lembrar que é uma mistura que pode agredir bastante as peças, especialmente se elas tiverem pedras.
Nesse caso, vale a dica dos produtos abaixo:
Folheados de ouro
Use o limpa folheados Monzi, na embalagem o fabricante explica como usar. Mas no geral, é necessário deixar as peças de molho nessa substância com água por 10 minutos. Depois, dar brilho com uma flanela.
Semijoiass de prata
O polidor de metais Silvo é a melhor escolha para limpar e dar brilho as peças. Nesse caso, é preciso colocar o produto em um pano e passar nas peças. Ou seja, não é preciso deixar de molho.
Caso nenhuma dessas dicas ajudar, é porque sua semijoia já foi comprometida. É importante lembrar que a oxidação é diferente da sujeira.
Leia também:
Romannel escurece?
Romannel escurece sim, afinal folheados não são ouro, portanto, em algum momento pode acontecer dos seus acessórios ficarem esverdeados, marrons ou pretos devido a oxidação.
No entanto, é possível adiar esse acontecimento cuidado bem das peças, desse modo, você poderá usá-las por muito mais tempo. Confira!
- Evite totalmente o contato das peças com produtos químicos, por exemplo: Detergente, sabão, desinfetantes, água sanitária e outros;
- Não use perfumes e cremes enquanto estiver com a peça. Remova elas antes de usar, pois pode desbotar;
- Não tome banho com os folheados, as únicas jóias que você pode fazer isso são as de ouro;
- Não mergulhe no mar e piscina com folheados, isso diminui a vida útil deles;
- Guarde as peças em um lugar limpo e livre de umidade. De preferência, que tenha alguma ventilação;
- Se você na praia, a maresia é a grande inimiga das suas peças.
Toda a semijoias precisa de cuidados especiais, afinal, somente ouro tem durabilidade eterna e mesmo assim, precisa ser lustrado de vez em quando. Agora que você já sabe como limpar folheados Romannel, siga as instruções para aumentar a vida útil das suas peças.