Possui um terreno em casa e está buscando formas de ganhar dinheiro com ele? Uma alternativa é plantar orgânicos, produtos que têm alta demanda no mercado e possuem valor agregado.
Aqui, indicamos como ganhar dinheiro plantando orgânicos em casa, com dicas para montar hortas, aproveitar o terreno da melhor maneira possível e ter uma renda extra. Acompanhe!
Compensa plantar orgânicos?
Sim, plantar orgânicos compensa porque se trata de produtos que possuem alta demanda no mercado. De acordo com um levantamento da Organis, que é uma entidade que promove o setor de orgânicos no país, a venda de orgânicos cresceu mais de 50% no Brasil no primeiro semestre de 2020.
Esse crescimento expressivo do setor tem a ver com a maior busca pelo consumo de alimentos mais saudáveis, que contribuam positivamente com o organismo.
Logo, cultivos orgânicos possuem boa possibilidade de venda. O melhor? Por uma maior lucratividade, uma vez que os produtos orgânicos possuem alto valor agregado.
O que são alimentos orgânicos?
Trata-se de alimentos que são produzidos com foco no natural, sem uso de contaminantes como agrotóxicos. Além disso, o processo de produção desses alimentos envolve o uso racional de recursos naturais como a água, a preservação da biodiversidade e o respeito aos ciclos naturais.
Esse tipo de produção causa reflexos positivos não somente na saúde, mas também na sustentabilidade de toda a cadeia de suprimento ecológica, respeitando a terra, a flora e a fauna.
Como plantar orgânicos em casa para ganhar dinheiro?
Não precisa ser um expert em agricultura orgânica para plantar em casa! Mas, é muito importante ter o conhecimento básico para montar uma horta orgânica.
A seguir, indicamos os principais passos e cuidados que você deve ter para plantar orgânicos em casa. Confira:
Tenha um planejamento
O planejamento faz toda a diferença, porque possibilita um melhor aproveitamento do terreno. Esse planejamento envolve saber o tamanho da área disponível, bem como quais ferramentas e insumos precisará comprar.
Além disso, também permite fazer uma previsão de gastos para diferentes tipos de cultura, identificando previamente se tem orçamento disponível para realizar esse investimento.
O planejamento funcionará como um guia, possibilitando que o agricultor tenha insumos e ferramentas essenciais, bem como controle gastos e saiba exatamente quais etapas devem ser cumpridas para montagem da área de cultivo, plantio e colheita.
Invista numa avaliação do solo
A avaliação do solo e clima da região do terreno é muito importante, pois possibilita escolher e cultivar uma hortaliça que seja adequada para a área. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter uma boa safra e se reduz a possibilidade de prejuízo.
Nessa avaliação se leva em consideração a qualidade do solo, se é plano ou não, se possui boa incidência de luz natural, bem como se tem boa capacidade para reter água da chuva. São detalhes pequenos, mas essenciais para contribuir para o sucesso do empreendimento.
Faça investimento em ferramentas e insumos
Se quiser simplificar o cultivo, é muito importante garantir ferramentas e insumos de qualidade. Recomenda-se investir em enxada, carrinho de mão, pá, entre outras ferramentas, sempre feitas com materiais resistentes a danos.
No que se refere aos insumos, opte por sementes e mudas de fornecedores experientes, que disponibilizam alternativas sem doenças, o que contribuirá para o sucesso da safra. E se lembre de comprar insumos orgânicos, portanto, livre de agrotóxicos.
Defina o que plantará
A escolha da hortaliça que plantará no terreno deve ser feita com base na análise do solo, para trabalhar com algo com melhor chance de pegar na terra e ter um melhor desenvolvimento.
Faça a preparação do solo
A preparação do solo é fundamental para ter uma boa safra e produtos de qualidade. Primeiro, é importante saber que o solo precisa ser fértil, fofo e úmido, mas nunca encharcado, para não apodrecer as raízes.
O pH ideal para plantar hortaliças normalmente varia entre 5,5 e 6,5. Se o solo precisar de nutrientes, indica-se fazer uma adubação orgânica antes do plantio.
Para uma adubação orgânica, normalmente se utiliza casca de ovo, que é rica em cálcio, bem como húmus, cascas de legumes e frutas, borra de café, entre outros.
Tenha cuidados extras
O ideal é que acompanhe o cultivo regularmente, realizando vistorias para identificar o crescimento de ervas daninhas ou o surgimento de pragas e doenças, adotando ações corretivas o quanto antes. Dessa maneira, evita-se prejuízos.
Como vender orgânicos?
O produtor pode vender sua produção para feirantes, supermercados e lojas especializadas, como os hortifrútis. Outra possibilidade de venda é para restaurantes, bares, lanchonetes, entre outros estabelecimentos.