Como formatar uma franquia: guia definitivo para um negócio sólido e saudável

Como formatar uma franquia
Como formatar uma franquia (Imagem: Freepik)

Chegou em um ponto de sua empresa que deseja expandi-la além das fronteiras que você alcança? Saber como formatar um franquia pode ser a solução para você transformar de vez sua jornada como empreendedor. 

Transformar seu negócio em um modelo replicável é a chance de fortalecer sua marca, conquistar novos públicos e, no caminho, ajudar outros empreendedores a abrirem sua empresa com o suporte de sua ideia de sucesso.

Como formatar uma franquia
Como formatar uma franquia (Imagem: Freepik)

Portanto, leia com atenção este guia completo e coloque em prática as lições dadas. Assim poderá criar um formato de sucesso conhecido no Brasil todo!

Como formatar uma franquia?

Para se formatar um negócio como uma franquia é preciso ter em mente um plano bem formulado. Para isso há uma série de passos que você deve seguir antes sequer de entrar na parte legal, a fim de garantir a franqueabilidade do modelo e estabelecer o que exatamente forma seu negócio para ser reproduzido.

Avalie o modelo de negócios

Antes de efetivamente planejar sua franquia, é preciso fazer uma avaliação realista e detalhada sobre o modelo de negócios de sua empresa.

Avalie como os processos se dão internamente, levante os dados financeiros referentes à cada etapa, desde abertura até expansão da empresa, assim como o quão replicável tudo isso é em outros ecossistemas econômicos.

Outro exercício interessante é reduzir seu negócio à essência dele e o que o faz funcionar.

Lembre-se de buscar ajuda profissional em cada uma destas análises. Assim poderá ter dados concretos que revelem com fidelidade a fotografia de sua empresa. Participe de feiras de franquias para entrar em contato com profissionais do meio e entender melhor com funciona.

Análise de franqueabilidade

Após todos esses estudos e avaliações, reúna-se com sócios e especialistas em franquias. Há consultorias que oferecem tal serviço e, com os relatórios em mãos, podem lhe ajudar a tomar a decisão se vale a pena ou não transformar seu modelo em franquia.

Além disso, todos os dados, tanto internos quanto do mercado em que você se insere, lhe darão a capacidade de decidir os pormenores da franquia. Por exemplo, o valor de investimento inicial, royalties, perfil de franqueado ideal, tempo de retorno do investimento, padrão demográfico ideal, como escolher pontos comerciais, entre outros.

Prepare a documentação requerida e estabeleça um plano jurídico

Seu modelo de negócios é forte, replicável e ideal para se tornar uma franquia? Perfeito! Agora vamos para a parte legal.

Obviamente, há uma série de documentos que você deve preparar para esta finalidade. Estes envolvem alguns obrigatórios por lei, assim como documentos internos para estabelecer normas e contratos junto do eventual franqueado.

Neste momento, é absolutamente necessário estudar a fundo o Art. 3º da LEI Nº 8.955, de 15 de DEZEMBRO DE 1994, conhecida como Lei do Franchising. Ela dispõe sobre os documentos que devem ser apresentados perante à lei para legalizar sua atuação como franquia.

Além disso, será necessário criar todos os contratos a serem acertados entre franqueador e franqueado. Entre eles estão o Contrato de Franquia em si, mas também o Contrato de Taxa Inicial de Franquia, a Circular de Oferta de Franquia, Questionários para qualificação, entre outros.

Neste momento, é essencial contar com ajuda de advogados e outros profissionais para garantir que tudo esteja de acordo com a lei e com os seus objetivos para a empresa.

Crie manuais de operação

Já com tudo encaminhado, o próximo passo de como formatar uma franquia é estabelecer manuais de operação. Afinal, o que marca uma franquia é a consistência do serviço oferecido.

Assim, tudo deve estar no padrão prometido pela marca e seu marketing e, consequentemente, esperado pelos clientes.

Estes documentos serão responsáveis em guiar o franqueado na gerência do negócio. Ele deve ditar as normas referentes aos processos internos, produção, marketing, atendimento, recrutamento, treinamentos, controle de qualidade e o que mais for necessário.

Quanto mais detalhado forem em manuais melhor. Isto dará autonomia ao franqueado, que já começará o negócio educado sobre o que se espera dele. Além disso, qualquer dúvida ele poderá recorrer inicialmente ao manual, antes de precisar recorrer à você e sua equipe para.

Mas não só isso, o manual deve conter também normas referentes à identidade visual e tom de voz da empresa. Isto é essencial para planejamento do marketing, assim como design e decoração de pontos comerciais, sites e redes sociais.

Tudo isto garante a manutenção do padrão de qualidade da franquia e elimina atritos na comunicação. Seguindo este plano de como formatar uma franquia é possível expandir sua empresa muito além do imaginado inicialmente para ela.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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