Ter uma horta comercial é uma opção de empreendimento para quem tem áreas de cultivo pequenas e médias. Mas, para atingir uma boa lucratividade é essencial saber montar a horta.
Aqui, damos dicas sobre como montar horta comercial e ganhar dinheiro com o cultivo na área. Confira e coloque todas em prática ao empreender!
Dicas sobre como fazer uma horta comercial
Há quem pense que basta plantar numa pequena área e pronto, já se tem uma horta comercial. Mas, não é assim que funciona! Existem diversas etapas que o produtor precisa cumprir e, a seguir, indicamos quais são:
Planejamento da horta
Trata-se da etapa inicial em que se planeja como a área de cultivo será utilizada. Para isso, o produtor deve levantar e analisar diversos pontos, como a área disponível, ferramentas que usará e insumos.
O ideal é listar tudo o que já se tem e o que precisa ser comprado. Então, faça uma estimativa de gastos, para saber se tem dinheiro suficiente para bancar o cultivo sem se endividar.
Também é interessante planejar o tamanho de canteiros e ruas. De modo geral, o canteiro costuma ter entre 90 e 120 centímetros de largura. As ruas, por sua vez, normalmente medem de 30 a 50 centímetros de largura, permitindo a passagem de pessoas e equipamentos.
Se estiver em dúvida sobre qual espaçamento adotar, confira quais são as medidas recomendadas para produção de cada tipo de hortaliça e frutas junto à Embrapa.
Avaliação do terreno
A avaliação do terreno é uma etapa essencial da montagem da horta comercial. É por meio dela que o produtor consegue saber previamente se o terreno é plano, se há boa incidência de luz solar e vento, se está perto de uma fonte de água ou se o solo é capaz de reter água da chuva.
Esses detalhes são importantes porque ajudam o produtor a identificar e trabalhar com a melhor cultura para o tipo de solo que possui. Dessa forma, aumenta-se a possibilidade de ter uma maior lucratividade, garantindo um uso adequado do terreno.
Insumos e ferramentas
O cultivo de alimentos demanda que o produtor tenha insumos e ferramentas para realizar diferentes serviços, como o preparo do solo, o plantio, a irrigação e a colheita.
Os insumos mais comuns são sementes, mudas e adubos. Já no que se refere às ferramentas, geralmente se utiliza mais pá, enxada, tesoura de poda, pulverizador, carrinho de mão, entre outros.
Vale lembrar que esses insumos e ferramentas são somente alguns dos principais, mas pode ser que sua cultura exija outros que não aparecem nessa lista.
Não importa qual insumo ou ferramenta for utilizar, é muito importante investir em material de qualidade. Sementes e mudas, por exemplo, devem ser provenientes de produtores confiáveis, que fornecem produtos livres de doenças.
Além disso, as ferramentas precisam ser resistentes a danos e devem ser higienizadas com frequência, para evitar que enferrujem com o passar do tempo, possibilitando que durem mais.
Escolha da hortaliça
A escolha da hortaliça deve ser feita de acordo com a análise do solo, clima da região, época do ano e orçamento disponível, para escolher algo que entregue boa produtividade e não endivide o produtor.
Normalmente, culturas de hortelã, alface, pimenta, laranja, entre outras, costumam dar boa produtividade e lucratividade, além de garantir colheita o ano inteiro se adotar práticas de cultivo adequadas.
Preparação do solo
A etapa de preparação do solo é muito importante para garantir uma boa safra. Normalmente, indica-se que o solo não seja compactado e não tenha muito cascalho, porque tais características são mais difíceis de corrigir.
Geralmente se mede a acidez do solo e se faz a correção, se necessária. Outro passo muito importante é a adubação, para garantir que a planta receba os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Plantio
O plantio deve ser feito de acordo com recomendações de técnicos, sempre seguindo orientações de espaçamento, técnicas de semeadura, transplante de mudas, entre outras.
Essas orientações são importantes porque reduzem a possibilidade de ter uma produção baixa e também aumentam a chance de ter produtos de alta qualidade, o que possibilita que o agricultor lucre mais.
Venda e lucratividade
A venda pode ser feita para feirantes, supermercados, hortifrúti e comércios especializados, bem como para restaurantes, bares e lanchonetes. Se quiser aumentar sua lucratividade, trabalhe com diferenciais de mercado como produtos orgânicos.