A cada dia que passa, as pessoas estão pensando em investir em um negócio próprio e, dentre as várias opções, uma das escolhas é abrir uma pizzaria.Visando oferecer algumas orientações para quem deseja iniciar esse empreendimento, elaboramos o passo a passo que se refere à abertura do negócio.
1. Estudar o público-alvo e a concorrência
É indispensável pesquisar o mercado antes de abrir qualquer tipo de negócio. Essa prática consiste em identificar os concorrentes e o que eles oferecem aos clientes. Além disso, o proprietário deverá fazer uma projeção do faturamento, valor do investimento a ser realizado, dentre outros.
Essa etapa deverá ser a primeira, visto que, além de determinar o sucesso do negócio, oferecerá as bases para que os próximos passos sejam dados com assertividade.
2. Definir o ambiente e os serviços
O ambiente envolve desde o planejamento do espaço físico até a decoração. Sendo assim, à medida que as informações são obtidas e identificado os desejos dos clientes, mais sucesso a sua pizzaria terá.
Cabe mencionar que alguns estabelecimentos oferecem vinhos aos clientes, ao passo que outros oferecem serviço de delivery, visto que grande parte da população prefere receber em domicílio. Isso é um fator que deverá ser levado em conta. Para quem pretende já começar no meio do caminho vale a pena investir em uma franquia. Caso tenha interesse confira o ranking do Revendedor.club das 5 opções de franquias baratas de alimentação.
3. Encontrar um localização estratégica
A seleção da localização é um fator determinante para o êxito do negócio. Nesse sentido, quanto melhor a localização, maior será o fluxo de pessoas. A facilidade para estacionar atrai um maior número de pessoas, por exemplo.
A escolha do local envolve preocupações com a segurança e com a higiene, aspectos indispensáveis para montar uma empresa do ramo alimentício.
4. Formalizar
É obrigatório que o empreendimento esteja formalizado junto aos órgãos competentes. Essa ação envolve documentação, certidões, alvarás, abertura do CNPJ e autorização de funcionamento. Portanto, é essencial que o empreendedor contrate os serviços de um contador.
5. Montar a estrutura
Após o processo de formalização, o próximo passo é montar a estrutura da pizzaria. Diante isso, deve-se decorar conforme o estilo planejado, disponibilizando mesas, cadeiras e móveis de cozinha.
Algumas dispõem de forno à lenha, entretanto, caso o local não tenha esse tipo de forno, sugere-se que seja providenciado a construção de um.
Quanto aos itens necessários, que envolvem montar uma pizzaria, são, basicamente:
- Forno elétrico industrial;
- Geladeira;
- Freezer;
- Computadores;
- Liquidificadores industriais;
- Batedeiras industriais;
- Processadores de alimentos;
- Exaustor;
- Telefone;
- Utensílios de cozinha.
6. Reunir uma equipe de trabalho
A etapa de escolha de uma equipe é essencial para garantir a eficácia e o bom atendimento aos clientes, visando sempre um atendimento cordial e respeitável. É sabido que a quantidade de funcionários pode sofrer variações, seja de acordo com a pizzaria ou com o volume de clientes. Inicialmente, são necessários:
- Pizzaiolo;
- Cozinheiro;
- Garçons;
- Caixa;
- Motoboy;
- Gerente.
7. Divulgar
Ao chegar nessa fase, todos os meios de comunicação deverão ser aproveitados.Use as redes sociais, crie uma logomarca que atraia a atenção do público e divulgue a inauguração. Recomenda-se que promoções sejam feitas em determinadas ocasiões, como datas comemorativas e dias com menor movimento.
Tendo em vista as informações acima, observa-se que montar uma pizzaria não é um sonho impossível de ser alcançado.