Abrir um salão de beleza é uma ótima aposta para iniciar um negócio. Ao longo dos anos, os procedimentos relacionados a aparência física foram alcançando espaços cada vez mais fixos na rotina das pessoas.
É comum que no orçamento mensal já esteja prevista uma parcela de investimento que será destinada a um corte de cabelo, a manutenção das unhas, ao design das sobrancelhas etc.
No entanto, antes de abrir qualquer negócio são necessárias as etapas de planejamento, visto que são muitos os detalhes a serem considerados.
Aqui, destacamos oito fatores que merecem a sua atenção na hora de abrir seu salão de beleza.
Faça um planejamento inicial do salão de beleza
É extremamente importante definir o que te motivou a abrir um salão de beleza, os objetivos que você almeja alcançar e o quanto de dinheiro que você tem para investir nesse negócio.
Além disso a montagem de um bom planejamento de negócio também exige que você identifique:
- Seu público-alvo;
- Seus concorrentes;
- Os procedimentos que você pretende disponibilizar;
- Materiais necessários;
- Riscos que o negócio pode correr;
- Entre outros.
Ter essas informações listadas em um Plano de Negócios, te ajudará a não tomar decisões precipitadas ou inviáveis de acordo com suas possibilidades.
Dê uma atenção especial as pautas administrativas
Um dos principais fatores para um bom andamento de um negócio é ter um controle financeiro.
Ao abrir um salão de beleza é preciso detalhar todos os custos, despesas e investimentos que você terá desde a idealização do projeto até quando sua rotina de funcionamento já estiver estabilizada. Assim, a viabilidade das suas decisões pode ser comprovada ou não, evitando situações em que os investimentos sejam maiores que os lucros.
Busque se diferenciar da concorrência
O mercado da beleza se manifesta em diferentes tipos de atuação, no entanto apenas saber disso não irá alavancar seu negócio.
Ao considerar a grande concorrência que existe nesse mercado, torna-se fundamental a criação de estratégias que tornem seus serviços atrativos e diferenciados dos demais já oferecidos por outros salões.
É preciso definir quem é o público-alvo antes de abrir um salão de beleza, ou seja, para quem são direcionados os seus serviços, e assim criar uma identidade autêntica para sua marca.
Escolha a melhor localização ao abrir seu salão de beleza
Tendo definido o seu público-alvo é preciso pensar em um local ideal para atendê-lo.
É comum que no começo da carreira muitos profissionais atendam a domicílio com horário marcado, mas essa modalidade resulta em alguns aspectos negativos, entre eles destacam-se que:
- Atingir novos clientes é mais difícil;
- Os serviços oferecidos tendem a ser procedimentos mais simples;
- A identidade da marca demora um pouco mais para ser reconhecida.
Escolher um ponto físico para abrir o salão de beleza proporciona a situação de que o cliente, mesmo não tendo a demanda de algum procedimento, tenha vontade de conhecer seu espaço e seus serviços por conta do contato visual com a marca.
O seu local de trabalho também definirá seu público, então é preciso que ele esteja alinhado as suas propostas. Equipamentos e procedimentos caros não darão o mesmo retorno quando implantados em bairros de elite ou em bairros no interior das cidades, por exemplo.
Invista nas especializações ao abrir um salão de beleza
Você não precisa atuar em todos os procedimentos que o seu salão oferece. Trabalhar com parceiros proporciona tanto a possibilidade de oferecer um maior número de serviços no seu estabelecimento, quanto a divisão dos gastos estruturais que a abertura desse negócio ocasiona.
Para mais, ter esse trabalho em equipe faz com que ainda sobre tempo para você se especializar na sua área de atuação sem que, para isso, o salão precise estar fechado.
Divulgação dos serviços
Mesmo que seu salão esteja em um lugar acessível, investir em divulgação nunca é um dinheiro perdido.
Na era digital em que vivemos é praticamente obrigatório desenvolver a identidade visual da sua marca, bem como vincular essas informações na internet. Os perfis comerciais em redes sociais têm números de acessos cada vez maiores e mais efetivos nas vendas de produtos ou serviços. Sendo assim:
- Invista em bons conteúdos nas redes sociais do seu negócio;
- Tenha um site profissional para divulgar os seus serviços;
- Crie promoções e descontos especiais para seus clientes;
- Motive os clientes a divulgar sua marca garantindo descontos em procedimentos;
- Promova sorteios;
- Crie cartões-fidelidade premiados, etc.,
Todas essas ações podem fazer com que sua marca chegue a novos clientes de uma maneira orgânica e comprovada por meio de depoimentos reais.
Ao abrir seu salão de beleza se formalize juridicamente
É de suma importância estar atento a burocracia envolvida na abertura de um negócio.
Um salão de beleza precisa estar regulamentado:
- Na Junta Comercial do seu estado;
- Secretaria da Receita Federal ou no programa de apoio ao Micro Empreendedor Individual (MEI) da sua cidade, para a criação de um CNPJ;
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
- Caixa Econômica Federal, para o cadastro no programa Conectividade Social – INSS/FGTS)
- Corpo de Bombeiros.
Além disso, existem as regras de vigilância sanitária, fiscalizadas pela ANVISA, visto que muitos dos produtos de uso cotidiano nos salões são químicos e podem apresentar perigo.
Investimento para abrir um salão de beleza
O investimento para abrir um salão irá depender da estrutura e diversos outros fatores como aluguel de imóvel, contratação de funcionários, fornecedores e outros.
No entanto, estima-se que um pequeno salão de beleza possa ser aberto com um montante a partir de R$5 mil.
Siga essas dicas e tenha ótimos resultados no seu negócio!
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