O que é necessário para abrir um Food Truck? Guia COMPLETO para iniciantes

Como abrir um food truck
Como abrir um food truck (Imagem: storyset/Freepik)

Trabalhar com culinária é o sonho de muita gente apaixonada por cozinha. No entanto, muitas vezes o necessário para abrir um restaurante é demais para os empreendedores. Dessa maneira, saber como abrir um food truck pode ser a libertação para muitas pessoas que desejam realizar seu sonho.

Com um boom significativo nos últimos anos, o Brasil viu uma multiplicação dos negócios de comida sobre rodas. E o melhor, com todo tipo de prato imaginável. Isto nos mostra a versatilidade do modelo e as oportunidades que ele apresenta.

Como abrir um food truck
Como abrir um food truck (Imagem: storyset/Freepik)

Assim, se este é o seu sonho e está pensando em botá-lo em ação, estamos aqui para te ajudar nesta missão!

Como abrir um food truck

1 – Defina o tipo de comida que você irá vender

Antes de mais nada, é preciso definir o tipo de comida que você irá vender em seu food truck. Afinal, isto ditará muitos dos outros passos, assim como toda a parte criativa envolvida no negócio – como nome, marca, identidade visual e estratégias de comunicação.

Idealmente, a escolha será um tipo de culinária que você já tenha familiaridade, seja no preparo ou, pelo menos, conhecimento. Depois disso, avalie o público-alvo para este tipo de comida na região onde deseja empreender.

Entre as opções mais comumente vendidas no modelo food truck estão os hambúrgueres, hot dogs, massas, comida mexicana, churros, bebidas – especialmente cerveja – entre outras.

No entanto, optar por algo menos tradicional pode ser o seu diferencial, como comida japonesa, e facilitar sua inserção mesmo em um mercado competitivo.

2 – Escolha o veículo

O próximo passo será escolher o veículo que você irá utilizar para o seu food truck. Aqui também existem diversas opções no mercado, desde vans pequenas – muito usadas como carrinho de churros, por exemplo – até caminhões maiores, adaptados para o preparo e venda de pratos complexos.

Seja como for, o mais importante é que o veículo possua espaço suficiente para acomodar sua equipe e equipamentos de cozinha de forma segura e eficiente, além de ser confortável para os clientes.

Além disso, verifique também as condições do carro. Avalie a carcaça, motor, pneus, freios, consumo de combustível. Observe também qualquer reforma ou ajuste nos gastos necessários para abrir o negócio, incluindo a pintura do veículo com as cores e nome da sua empresa.

3 – Adquira os equipamentos

Com o veículo escolhido, é hora de adquirir os equipamentos necessários para a preparação dos pratos. Primeiramente, estude o que você precisará baseado no seu cardápio atual e sua expansão.

Estes podem incluir uma chapa, fritadeira, fogão, forno, geladeira, freezer, além de áreas de armazenamento para ingredientes, produtos de limpeza e utensílios.

Certifique-se de escolher equipamentos de qualidade e duráveis, para evitar gastos desnecessários no futuro. Lembre-se também que será preciso adaptar algumas coisas no equipamento e no veículo, podendo elevar os custos e tempo necessário para iniciar as operações.

4 – Faça o registro da empresa

Com toda a parte estrutural e técnica resolvida, antes de começar a vender de fato seus pratos você deverá fazer o registro da empresa.

Neste ponto, o ideal é buscar informações na prefeitura da cidade em que você irá atuar. Assim poderá saber quais são os documentos necessários e os requisitos para a obtenção do alvará de funcionamento.

5 – Cuide da higiene e segurança alimentar

Mesmo após receber todos os alvarás necessários, é fundamental que você continue a cuidar da higiene e segurança alimentar em seu food truck. 

Certifique-se de que os equipamentos e utensílios de cozinha estejam sempre higienizados, e que os alimentos estejam armazenados e preparados de maneira adequada.

Além disso, é importante que a equipe de cozinha esteja sempre devidamente treinada e utilize equipamentos de proteção, como luvas e toucas.

Tudo isso garante não apenas a qualidade no serviço, mas evita muitos problemas e dores de cabeça futuras. Mas não só isso, também passa mais credibilidade ao cliente e ajuda na construção da imagem de seu negócio.

6 – Faça a divulgação

Com tudo pronto, é hora de divulgar o seu food truck para atrair os clientes. A forma mais prática hoje é fazer isso através das redes sociais, criando uma página para o seu negócio e publicando fotos dos seus pratos e horários de funcionamento.

Mas você pode distribuir panfletos, fazer parcerias com empresas locais, participar de eventos gastronômicos e feiras, entre outras estratégias que se encaixem melhor no modelo e região escolhidos.

7 – Aperfeiçoe o seu negócio

Por fim, quando tudo já estiver nos trilhos – ou na estrada, se preferir – ainda é preciso cuidar de seu food truck de perto e constantemente.

Portanto, ao longo do tempo, busque sempre aperfeiçoar o seu cardápio e adicionar novos pratos para manter os clientes engajados e atrair novos. Procure sempre inovar e oferecer opções diferenciadas, mantendo a qualidade dos pratos e um preço justo.

Mantenha também uma avaliação detalhada sobre as praças ocupadas e rotas feitas pela região. Aperfeiçoe-as sempre para encontrar os melhores lugares para vender. Assim, verá como abrir um food truck pode ser uma experiência gratificante.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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