Se você pretende ingressar no ramo do trabalho, investimento e empreendedorismo, abrir um cartório é uma excelente opção. Neste guia, vamos explorar como é possível abrir um cartório, o investimento necessário e o funcionamento desse tipo de estabelecimento.
Embora essa não seja o primeiro negócio que vem à mente quando se pensa em abrir o próprio negócio, ainda sim um cartório pode ser uma ótima forma de empreender e faturar bastante de uma forma diferenciada e eficiente. Venha com a gente e saiba tudo sobre esse negócio!
O que é e para que serve um cartório?
Um cartório é um estabelecimento público ou privado que valida e oficializa documentos. Existem diferentes tipos de cartórios, sendo os principais os judiciais e os extrajudiciais. Cada um com suas funções específicas:
- Cartório de Notas: responsável por validar e autenticar documentos como escrituras e testamentos.
- Cartório de Registro de Imóveis: registra a propriedade de imóveis.
- Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas: autentica documentos de organizações não pessoais.
- Cartório de Registro de Distribuição: controla e autentica atos realizados em um âmbito judicial.
- Cartório de Registro de Títulos e Documentos: registra e autentica documentos diversos.
- Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais: registra eventos oficiais na vida das pessoas, como nascimentos e casamentos.
- Cartório de Protesto: lida com questões relacionadas a dívidas e cobranças.
Esses estabelecimentos oferecem uma série de serviços, como autenticação de documentos, emissão de certidões, cobranças de dívidas, entre outros.
O funcionamento de um cartório varia de acordo com o tipo de serviço prestado. No entanto, em geral, o cartório é responsável por receber os documentos, realizar os processos necessários (como autenticação, registro, validação), emitir as certidões solicitadas e cuidar de questões relacionadas a dívidas e cobranças.
Quem pode trabalhar em um cartório?
Para trabalhar em um cartório é necessário ter qualificações técnicas e realizar cursos específicos na área. Além disso, é importante construir uma rede de contatos para conseguir se estabelecer no mercado.
Além disso, a carreira em cartórios também abre espaço para a graduação e pós-graduação em serviços jurídicos, notariais e de registro, preparando o profissional para atuar nesse segmento.
Existem tipos diferentes de cartórios?
Sem dúvida! Os cartórios são divididos em judiciais e extrajudiciais. Os judiciais estão relacionados aos atos processuais, ou seja, aos processos que tramitam no âmbito judicial. Já os extrajudiciais são responsáveis pelos serviços de autenticação, registro e validação de documentos, como os citados anteriormente.
Quanto custa o investimento para abrir um cartório atualmente?
O investimento necessário para abrir um cartório pode ser bastante alto e que pode variar bastante, considerando que envolve custos com a compra ou aluguel do espaço físico, contratação de funcionários, compra de equipamentos e mobiliário, além de custos operacionais como energia elétrica, água, telefone, entre outros.
É necessário realizar um estudo de viabilidade econômica antes de iniciar o negócio, por exemplo, algumas franquias de cartório possuem um valor de investimento mínimo baseado em R$ 45 mil.
O que é preciso para abrir um cartório?
Existem duas principais formas de abrir um cartório: através de concurso público ou por meio de franquia. Para abrir um cartório por concurso público, é necessário atender a uma série de requisitos, tais como ser brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ser bacharel em direito, ter exercido a profissão de advogado por um período determinado e apresentar certidão de antecedentes criminais ou civis.
Aqueles que desejam abrir um cartório por meio de franquia devem entrar em contato com empresas especializadas nesse segmento, que oferecem suporte e expertise para o estabelecimento do negócio.
Como abrir um cartório atualmente?
Para abrir um cartório atualmente, é necessário seguir os procedimentos específicos estabelecidos pela legislação competente. É importante buscar orientação junto aos órgãos responsáveis e contar com a assessoria de profissionais especializados na área.
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