Abrir uma oficina mecânica de carros e motos: Investimento e mais

abrir oficina mecânica

Muitos profissionais que trabalham com a reparação de carros e motos sonham em ter seu próprio negócio e realmente abrir uma oficina mecânica é um negócio lucrativo.

Os serviços oferecidos pelas mecânicas de manutenção de veículos contam com demanda constante e volumosa. Isso, e os valores cobrados por manutenção, que costumam ser significativos, tornam esse tipo de negócio uma ótima oportunidade de alto faturamento ao empreendedor.

A seguir acompanhe as nossas dicas de como abrir uma mecânica de carros e motos, e ser bem-sucedido.

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Planejamento

Montar um negócio exige amplo planejamento por parte do empreendedor. Só assim é possível prever se o empreendimento tem ou não chances de ser bem-sucedido, além de servir como um guia para que não se esqueça de nada importante na montagem.

Para realizar esse planejamento o empreendedor pode optar por montar um Plano de Negócios, que é um documento um pouco mais complexo, mas que pode ser executado pelo próprio empresário seguindo esses passos do Portal do Sebrae .

Nesse planejamento deve contar:

  • Pesquisa de mercado;
  • Montante de investimento;
  • Público Alvo;
  • Análise de Concorrência;
  • Local de abertura;
  • Estrutura física do negócio;
  • Entre vários outros detalhes.

Esse documento pode e deve ser usado como apresentação a bancos em casos de pedidos de empréstimos, ou ainda como demonstrativo na procura de investidores.

Tipo de Oficina Mecânica

Apesar de boa parte dos profissionais de mecânica poderem atuar em todas as frentes da manutenção de veículos, alguns empreendedores decidem por abrir oficinas mecânicas especializadas em um ramo de manutenção.

Com isso em mente, é preciso analisar bem se o seu negócio irá atender necessidades em geral ou terá um foco principal. Alguns exemplos de oficinas mecânicas comuns são:

  • Mecânica Geral;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Auto elétrica;
  • Funilaria e Pintura;
  • Entre outros

Uma boa forma de descobrir qual o melhor tipo de oficina para abrir na sua região, é realizando a análise da concorrência. A partir dela você consegue descobrir quais serviços poderiam ser oferecidos e ainda não o são, por exemplo.

Localização e imóvel

Alguns empreendedores do ramo de manutenção de veículos, optam por abrir seu negócio no próprio lugar de residência. Isso é uma ótima forma de economizar com dinheiro de aluguel e, dependendo do objetivo de crescimento do negócio, pode dar muito certo, já que o profissional acaba por ganhar clientes da própria vizinhança.

Porém, se esse não for o caso e você precisar locar um imóvel para abrir o seu negócio, é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de escolher.

Claramente o espaço escolhido precisa ser propício para o recebimento de veículos, com piso preparado para esse tipo de manutenção. Além disso, o salão precisa ser amplo e com pé direito alto o suficiente para propiciar o armazenamento de mais de um veículo por vez além da elevação dos mesmos.

Nesse local também é necessário ter uma sala para escritório, estoque para armazenamento de produtos e ferramentas, e banheiros.

Agora, em relação à localização, o ideal é estar localizado em locais com boa circulação de pessoas e veículos. Dessa forma, as chances de conseguir novos clientes são maiores.

Documentação

Assim como vários outros negócios, abrir uma oficina mecânica também exige que o empreendedor obtenha uma série de documentos.

Para realizar a abertura sem erros, o mais indicado é procurar os serviços de um contador, pois além de abrir a empresa, o profissional também já pode realizar a solicitação dos alvarás e outras licenças necessárias.

Os documentos comumente necessários para abrir uma oficina mecânica são:

  • Inscrição na Receita do Estado;
  • Alvará de funcionamento da Prefeitura;
  • Liberação da Vigilância Sanitária;
  • Liberação do Corpo de Bombeiros;
  • Licença Ambiental;
  • Entre outros.

Investimento para abrir uma oficina mecânica

Segundo o Sebrae, para abrir uma oficina mecânica com uma área de 150 m², será necessário de um investimento por volta de R$190 mil. No entanto, esse valor não é uma regra e variar muito devido a diversos fatores como: aluguel do espaço, compra de equipamentos, capital de giro, contratação de pessoas entre vários outros.

Ferramentas e equipamentos necessários para abrir uma oficina

Boa parte do investimento em uma oficina vai para a compra das ferramentas e aparelhos utilizados na manutenção dos veículos.

A compra desses equipamentos irá depender muito dos serviços prestados, porém, alguns deles são obrigatórios de se ter em qualquer estabelecimento de manutenção:

  • Elevador automotivo
  • Torquímetro
  • Jogo de chaves e alicates
  • Macaco Hidráulico
  • Guincho
  • Alinhador de direção
  • Manômetro
  • Entre muitos outros

Além desses diretamente ligados a manutenção, uma mecânica também precisa ter:

  • Computador
  • Impressora fiscal
  • Armários
  • Mesa e cadeira para escritório

Divulgação

Depois que o negócio já estiver pronto, vem a parte de conquistar os primeiros clientes. Para isso uma boa estratégia de divulgação é necessária.

Atualmente o modo mais fácil que as pessoas têm de encontrar negócios que precisam é pesquisando na internet. Dessa forma, uma das primeiras coisas a serem feitas é registrar o seu negócio no mapa do Google. Assim, sempre que buscar por uma oficina mecânica na sua região, o cliente será direcionado para o seu negócio.

Além disso, outras plataformas da internet também podem ser utilizadas para lançar visibilidade sobre o seu negócio. Entre elas, estão as redes sociais.

Hoje em dia, muitas pessoas confiam mais em negócios que mantém uma página ativa em redes sociais, pois assim conseguem até mesmo saber a opinião de clientes que já adquiriram serviços do mesmo local.

Sendo assim, abrir uma página para o seu negócio no Facebook e Instagram e alimentá-las com conteúdo relevante, é outra coisa que deve ser posta em prática.

Aliás, se quiser boas ideias de conteúdo para as redes sociais do seu negócio, clique aqui.

Agora vamos falar a verdade, em relação à oficina mecânica nenhum marketing e divulgação é tão eficaz quanto o boca a boca. A indicação de um amigo ou familiar vale mais do que qualquer site ou página ou boa avaliação na internet. Dessa forma, incentive os seus clientes a indicarem os seus serviços.

Para fazer isso você pode criar um programa de indicação, ou seja, sempre que um novo cliente aparecer por indicação, a pessoa que indicou recebe algo em troca. Pode ser um brinde, um desconto, crédito para usar na próxima visita à oficina, entre outras possibilidades.

Mas é claro que, para que essas indicações deem certo, você precisa oferecer um atendimento excelente além de um serviço de qualidade.

Atendimento

O maior garantidor de fidelização de clientes é, sem dúvidas, um bom atendimento. O cliente precisa sair satisfeito e seguro da sua oficina sempre que leva ou busca o veículo após uma revisão, e para isso é necessário que o empreendedor invista em treinamento tanto para si quanto para seus funcionários.

Um bom atendimento em uma oficina mecânica pode se traduzir em simpatia, integridade no momento de falar sobre os problemas e valores de manutenção, excelência no trabalho prestado, preços competitivos, cumprimento de prazos entre outros.

Lembre-se sempre, cliente feliz indica os serviços para outros consumidores. Cliente insatisfeito pode afundar uma marca em segundos.

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Essas foram as nossas dicas para abrir uma oficina mecânica. Mas se quiser saber como funciona a montagem de outros tipos de negócio, leia esse texto sobre Como montar uma floricultura. Esse sobre Como abrir uma academia também pode te interessar.

E fique sempre ligado aqui no site do Revendedor que todos os dias nós temos novas dicas de negócio e empreendedorismo para você.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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