Começar a empreender não é tão fácil quanto pode parecer para algumas pessoas, mas também não é nenhum “bicho de sete cabeças”.
Se a pessoa interessada em começar um negócio próprio tiver uma ideia clara do que pretende fazer e seguir algumas etapas indispensáveis, é possível tirar o projeto do papel e começar o negócio com o pé direito.
Por isso, confira a seguir algumas das principais questões que você deve ter em mente na hora de começar a empreender.
1 – Identifique uma oportunidade de mercado
Antes de começar a empreender, você precisa encontrar uma oportunidade de negócio. Afinal, iniciar um negócio em algum mercado que já esteja estabelecido com diversos concorrentes na região pode dificultar na conquista de clientes.
Por isso, identificar uma necessidade de mercado ou uma demanda não atendida pelos concorrentes é uma das melhores formas de começar um negócio. Porque o empreendimento já começa atendendo uma necessidade do público.
Para isso, uma pesquisa de mercado pode ser de grande ajuda, assim como conversas com potenciais clientes e outras fontes de informação.
Mas caso você já tenha uma ideia de empreendimento numa área em que já exista uma concorrência estabelecida, não desanime. Nesse caso, busque maneiras de oferecer diferenciais para que seu negócio se destaque em relação a outras empresas.
2 – Crie um plano de negócios antes de começar a empreender
Após definir sua área de atuação, chegou a hora de criar um plano de negócios detalhado. Esta é uma etapa indispensável, que deve ser feita sem pressa, com cuidado e atenção.
No plano de negócios, você terá uma noção mais clara do que será seu empreendimento. Por isso, deve incluir informações como:
- Uma descrição do negócio;
- A estrutura legal do empreendimento;
- Sua proposta de valor;
- Análise de mercado;
- Estratégias de marketing que você irá adotar;
- Previsão financeira, de preferência a curto, médio e longo prazo,
- Entre outras informações relevantes.
Como você pode perceber o plano de negócio é uma etapa que envolver outras etapas, já que cada informação listada acima envolve uma tarefa que dá forma a um estudo sobre seu futuro empreendimento.
3 – Levante os recursos necessários para começar a empreender
Depois de “desenhar” o seu empreendimento, é hora de começar a dar forma a ele. Para isso, é necessário fazer um investimento inicial.
Nesse caso, se você já não tiver o dinheiro necessário para começar o negócio, é possível conseguir financiamento por meio de empréstimos bancários, investidores anjo, crowdfunding e outras fontes.
Mas no caso do empréstimo bancário, é importante estudar bem para garantir que o valor levantado será o bastante e, principalmente, se haverá orçamento suficiente para manter os pagamentos em dia. Afinal, ninguém quer começar um negócio e acabar tendo prejuízo, não é mesmo?
4 – Registre sua empresa
Com tudo pronto para dar início ao seu próprio negócio, é importante registrar a empresa para que ela opere formalmente.
Nesse momento, além de escolher um nome para a empresa, você também irá criar uma estrutura jurídica para ela, obtendo um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e outras licenças e autorizações necessárias para o seu ramo de atividade.
Mas é importante considerar qual será o “tamanho” da empresa para registrá-la. Caso o seu negócio tenha um faturamento de até R$ 81 mil por ano e apenas um funcionário (ou nem isso), ele pode se enquadrar na categoria MEI (Microempreendedor Individual), modalidade que é mais simples e “custa menos”.
5 – Desenvolva uma presença online
Por fim, não dá para iniciar um negócio hoje em dia sem marcar presença online, com perfis nas principais redes sociais e opção de atendimento via WhatsApp, por exemplo.
Além disso, dependendo do tipo de negócio, também vale a pena criar um site para a empresa e adotar estratégias de marketing digital que necessitem de um investimento maior.
Falando em investimento, considere reservar uma parte do investimento para a iniciação da empresa nas redes sociais.
Nesse caso, buscar o serviço de profissionais especializados para criar sua marca online e investir em impulsionamento direcionados ao seu público-alvo podem ser boas estratégias para marcar presença online.
Seguindo essas etapas, você estará pronto para começar a empreender. Mas é fundamental ter em mente que o sucesso não vem do dia para a noite, e que é preciso muito trabalho, estudo e dedicação para construir um negócio de sucesso.
Por isso, mantenha-se sempre atualizado sobre as tendências do mercado, esteja aberto a aprender com seus erros e nunca pare de buscar novas oportunidades de crescimento. Aqui, estamos sempre falando sobre áreas que estão como tendências para você investir, por isso, não deixe de conferir o site!
Veja também
Cursos que você PRECISA fazer em 2023 antes de começar a EMPREENDER